Reconheço que não é um tipo de carne que todos apreciem.
Curiosamente, aqui em casa todos gostamos muito, até mesmo os mais esquisitos. Um pequeno pormenor: eu não digo que são bochechas de porco 🙂
Para os meus filhos é apenas carne, não é necessário entrar em pormenores 😉 😉 😉 pequenas dicas de uma Mãe com filhos esquisitos [e marido também 😉 ]. Quando se coloca a comida no prato só peço para experimentarem e dizerem se gostam, aprendi a não dizer o que lá está ao certo 🙂
Recorda-me uma amiga que eu tinha que gostava muito de arroz de cabidela, mas não fazia a mínima ideia de como se fazia… então uma vez enquanto conversávamos eu cometi o terrível erro de lhe dizer que o arroz de cabidela era feito com o sangue, que era isso que lhe dava aquela cor escura… pobre rapariga! Nunca mais comeu o arroz de cabidela por causa de mim! Se eu não lhe tivesse dito ela continuava a comer [e a gostar!] 🙂 A ignorância em certas coisas é mesmo algo bom [nem sempre, mas para gente esquisita é!].
Bem, com tudo isto quero apenas referir que este tipo de refeição faz sucesso cá por casa.
As bochechas de porco que usei eram pequenas, por isso mesmo optei por cozinhá-las na frigideira, regadas com aguardente. Pode usar-se whisky ou brandy, ou até vinho, mas atenção que as bebidas brancas com fortes percentagens de álcool dão um efeito caramelizado à carne, fica mesmo excelente! E não se preocupem com o efeito do álcool pois este é praticamente todo evaporado enquanto se cozinha, sem stress 😉
Quando cozinho assim peças de carne pequenas prefiro fazer no tacho ou na frigideira, deste modo ficam bem tenras e suculentas. Uma peça de carne maior já pode ser cozinhada no forno sem correr tanto o risco de ficar seca.
Para acompanhar optei por algo bem simples: tinha já há algum tempo um pacote de batata palha que precisava de ser usado, bastou misturar com ovos, fazer uma espécie de batatas “à brás” e o resultado foi excelente.
Ingredientes:
| Bochechas de Porco
| Azeite
| 3 dentes de Alho [eram pequenos…]
| 1 Caldo de Tempero de Alho e Coentros, da Knorr
| Aguardente [mais ou menos 5 colheres de sopa]
| Cebolinho fresco
| Batata Palha
| Ovos, usei 5
Preparação:
Numa frigideira coloca-se um pouco de azeite e os dentes de alho.
Quando começarem a estalar junta-se o caldo de tempero e dissolve-se.
Adiciona-se então a carne e frita-se de ambos os lados até mudar de cor.
Rega-se depois com a aguardente, mantendo o lume alto até o álcool evaporar.
Reduz-se o lume, tapa-se e deixa-se cozinhar durante uns 30 a 45 minutos, até ficarem bem tenras e com o molho apurado.
Prepara-se o acompanhamento: numa frigideira coloca-se os ovos. Usei uma frigideira anti aderente e não adicionei nenhuma gordura nem sal, pois as batatas já são bastante salgadas.
Quando os ovos começarem a ganhar consistência junta-se as batatas palha, envolve-se e deixa-se cozinhar até ficar com a consistência a gosto.
Eu gosto depois de servir enformado, para isso uso umas pequenas formas individuais da Tupperware, próprias para moldar arroz.
Em cada prato coloca-se uma porção da batata à brás, e por cima as bochechas de porco polvilhadas com cebolinho fresco picado.
Fica uma refeição mesmo muito boa e simples de preparar 🙂
Experimentem e digam-me de vossa justiça!
anabela bispo
Novembro 20, 2018Bom dia Luísa,
Tem um aspecto delicioso, costumo fazê-las grelhadas ou estufadas, vou experimentar dessa forma.
beijinho
Anabela
Luísa Alexandra
Novembro 20, 2018Conta depois o que achaste.
anabela bispo
Novembro 20, 2018direi.
Maria Fernanda Loureiro
Novembro 20, 2018Adoro bochechas, normalmente faço no forno, mas estas despertaram as minhas pupilas gustativas, tb gostei da forma como fez a bata palha, vou copiar de certeza. Obg Luisa
Luísa Alexandra
Novembro 20, 2018Espero que gostem!