Bochechas de Porco na Frigideira com Aguardente Acompanhadas com Batata Palha à Brás

Terça-feira, Novembro 20, 2018

 

 

 

Reconheço que não é um tipo de carne que todos apreciem.

Curiosamente, aqui em casa todos gostamos muito, até mesmo os mais esquisitos. Um pequeno pormenor: eu não digo que são bochechas de porco 🙂

Para os meus filhos é apenas carne, não é necessário entrar em pormenores 😉 😉 😉 pequenas dicas de uma Mãe com filhos esquisitos [e marido também 😉 ]. Quando se coloca a comida no prato só peço para experimentarem e dizerem se gostam, aprendi a não dizer o que lá está ao certo 🙂

Recorda-me uma amiga que eu tinha que gostava muito de arroz de cabidela, mas não fazia a mínima ideia de como se fazia… então uma vez enquanto conversávamos eu cometi o terrível erro de lhe dizer que o arroz de cabidela era feito com o sangue, que era isso que lhe dava aquela cor escura… pobre rapariga! Nunca mais comeu o arroz de cabidela por causa de mim! Se eu não lhe tivesse dito ela continuava a comer [e a gostar!] 🙂 A ignorância em certas coisas é mesmo algo bom [nem sempre, mas para gente esquisita é!].

Bem, com tudo isto quero apenas referir que este tipo de refeição faz sucesso cá por casa.

As bochechas de porco que usei eram pequenas, por isso mesmo optei por cozinhá-las na frigideira, regadas com aguardente. Pode usar-se whisky ou brandy, ou até vinho, mas atenção que as bebidas brancas com fortes percentagens de álcool dão um efeito caramelizado à carne, fica mesmo excelente! E não se preocupem com o efeito do álcool pois este é praticamente todo evaporado enquanto se cozinha, sem stress 😉

Quando cozinho assim peças de carne pequenas prefiro fazer no tacho ou na frigideira, deste modo ficam bem tenras e suculentas. Uma peça de carne maior já pode ser cozinhada no forno sem correr tanto o risco de ficar seca.

Para acompanhar optei por algo bem simples: tinha já há algum tempo um pacote de batata palha que precisava de ser usado, bastou misturar com ovos, fazer uma espécie de batatas “à brás” e o resultado foi excelente.

 

Ingredientes:

| Bochechas de Porco

| Azeite

| 3 dentes de Alho [eram pequenos…]

| 1 Caldo de Tempero de Alho e Coentros, da Knorr

| Aguardente [mais ou menos 5 colheres de sopa]

| Cebolinho fresco

 

| Batata Palha

| Ovos, usei 5

 

Preparação:

Numa frigideira coloca-se um pouco de azeite e os dentes de alho.

Quando começarem a estalar junta-se o caldo de tempero e dissolve-se.

Adiciona-se então a carne e frita-se de ambos os lados até mudar de cor.

Rega-se depois com a aguardente, mantendo o lume alto até o álcool evaporar.

 

 

 

 

Reduz-se o lume, tapa-se e deixa-se cozinhar durante uns 30 a 45 minutos, até ficarem bem tenras e com o molho apurado.

 

 

 

Prepara-se o acompanhamento: numa frigideira coloca-se os ovos. Usei uma frigideira anti aderente e não adicionei nenhuma gordura nem sal, pois as batatas já são bastante salgadas.

Quando os ovos começarem a ganhar consistência junta-se as batatas palha, envolve-se e deixa-se cozinhar até ficar com a consistência a gosto.

 

Eu gosto depois de servir enformado, para isso uso umas pequenas formas individuais da Tupperware, próprias para moldar arroz.

Em cada prato coloca-se uma porção da batata à brás, e por cima as bochechas de porco polvilhadas com cebolinho fresco picado.

 

 

Fica uma refeição mesmo muito boa e simples de preparar 🙂

Experimentem e digam-me de vossa justiça!

 

 

 

 

 

 

 

Print Friendly, PDF & Email
5 Responses
  • anabela bispo
    Novembro 20, 2018

    Bom dia Luísa,
    Tem um aspecto delicioso, costumo fazê-las grelhadas ou estufadas, vou experimentar dessa forma.
    beijinho

    Anabela

  • Maria Fernanda Loureiro
    Novembro 20, 2018

    Adoro bochechas, normalmente faço no forno, mas estas despertaram as minhas pupilas gustativas, tb gostei da forma como fez a bata palha, vou copiar de certeza. Obg Luisa

Leave a Reply

Discover more from Luísa Alexandra

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading