Como preparo a Alface para salada • Dicas

Sexta-feira, Janeiro 11, 2019

 

Tento simplificar ao máximo as tarefas cá por casa.

Apesar de gostar muito de as fazer, não quer dizer que tenha sempre a mesma disponibilidade ou até mesmo vontade 🙂

Eu acho até que gosto de fazer as coisas porque oriento tudo ao máximo, pois na verdade quando ando sobrecarregada de trabalho, seja a nível profissional seja a nível pessoal, é o facto de ter as coisas organizadas que me permite continuar a fazer tudo cá por casa.

Tenho alturas em que equaciono mesmo arranjar alguém para me ajudar nas lides domésticas pois nem sempre consigo andar com disposição para fazer tudo com primor. Mas sou uma pessoa tão esquisita em limpezas e afins que prefiro mesmo ter o trabalho todo mas a certeza de que está tudo feito ao meu gosto. Dúvidas existenciais 😉 😉 😉

É assim, quando se é esquisita não é fácil, acho que tenho níveis de exigência altos demais, pelo menos o meu marido queixa-se sempre disso!!!

Bem, voltando ao tema do post, o que faço para simplificar as tarefas cá de casa é ir preparando, na medida do possível, alguns ingredientes para ter prontos a usar.

No caso da alface, compro uma alface grande, preparo-a como vos mostro em seguida e ao longo da semana tenho as folhas já lavadas, secas e prontas a fazer a salada, que praticamente todos os dias acompanha as nossas refeições.

Tenho um secador de salada da Tupperware, um recipiente mesmo super prático e que além de secar a alface na perfeição permite ainda conservar no frigorífico.

Começo por escolher a alface, cortando logo em pedaços pequenos, que depois são lavados:

 

 

 

 

 

Este recipiente é composto por 4 peças: a taça grande, um cesto, a tampa de secagem e uma tampa para fechar o recipiente.

Depois de colocar as folhas no cesto e de as lavar muito bem, coloca-se o cesto dentro do recipiente, tapa-se com a tampa de secagem e roda-se até o excesso de água sair:

 

 

 

 

 

Como podem verificar retira mesmo a água nas folhas da alface!

 

 

Depois escorro a água do recipiente, volto a colocar o cesto dentro, retirando a quantidade de alface necessária para essa refeição, tapo com a tampa simples e fica o recipiente guardado no frigorífico com a alface já pronta a usar.

No dia seguinte basta retirar novamente a alface que preciso e já tenho essa tarefa simplificada!

 

 

Neste caso temperei com molho de iogurte e nozes, mas gosto sempre de ir variando o tipo de temperos na salada 😉

 

 

Qual é o vosso tipo de salada preferida?

E como gostam de a temperar?

Print Friendly, PDF & Email
9 Responses
  • Marisa
    Janeiro 11, 2019

    Também costumo fazer isso, só tem um problema, quando já estamos no final da semana e as folhas começam a ficar com as pontas castanhas mas é uma questão de morar bem antes de as colocar na saladeiras.

  • Susana Gomes
    Janeiro 12, 2019

    Também é assim que faço, mas não guardo a alface no escorredor, coloco numa taça também da Tupperware, que tem um botão para deixar, ou não, entrar ar (não me lembro do nome da linha que tem essas taças)… o tempero é básico, azeite, sal e uns oregãos que apanho no monte e seco, pois têm muito mais sabor que os comprados nos frascos… 😉

    • Luísa Alexandra
      Janeiro 14, 2019

      Creio que também tenho essas caixas, parece um “olho” que se abre na lateral, não é?

      • Sabrina
        Janeiro 17, 2019

        Sim, também tenho dessas caixas, tem um olho ao lado para conservar os alimentos mais tempo, controla o fluxo de ar dentro da caixa, são da gama Ventsmart da TW.

    • ana
      Janeiro 18, 2019

      Comprei as Ventsmart com 40% de desconto e adoro!!! Antes de tê-las, colocava numa caixa plástica com um pano no fundo.

  • Beth Müller
    Janeiro 14, 2019

    Muito boa dica! Nunca pensei em guardá-la no frigorífico no recipiente secador!

  • Anabela Bispo
    Janeiro 15, 2019

    Óptima sugestão, só me falta a caixa.
    Obrigada.
    Beijinhos

Leave a Reply

Discover more from Luísa Alexandra

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading