Já passaram várias semanas desde que a nossa casa foi pintada no interior.
«Nos entretantos» aconteceram várias coisas que fizeram com eu me afastasse um pouco aqui no blog, andei sem paciência e inspiração para escrever e só agora me sinto realmente motivada a partilhar com vocês algumas dicas para quem está a passar obras e/ou tenciona de futuro dar um upgrade à casa 🙂
Em primeiro lugar preparem-se psicologicamente para viver com a casa num caos durante dias, ou até semanas, dependendo do que se pretenda fazer.
Por aqui tudo foi retirado do lugar, até mesmo dentro de armários e gavetas eu tirei tudo, limpei e arrumei novamente, como já vos mostrei em:
No caso de armários fechados são tarefas que se podem fazer nos dias antes das pinturas, pois não interfere. Ou então depois de já ter tudo pronto em casa.
O que pedi aos pintores foi que fizessem as coisas por fases: primeiro os quartos e respectivas casas de banho, e só depois disso o hall, a sala, cozinha, lavandaria e garagem.
Para quem questionou acerca da necessidade de estar já a pintar uma casa relativamente nova, durante este último inverno tivémos um problema num tubo do recuperador de calor, e as paredes da sala ficaram bastante manchadas, como de pode ver na foto abaixo. Com os móveis e quadros colocados no lugar nem se apercebia, mas depois de tudo retirado notava-se bem:
Nas fotos do início do post realmente parece que as paredes estão óptimas [as fotos foram tiradas antes de pintar], mas vendo mais em pormenor em certos locais tinha enormes manchas. Aproveitou-se ainda para dar pequenos retoques ao que era necessário.
Como disse acima as primeiras divisões a serem pintadas foram os quartos. O primeiro foi o quarto dos brinquedos, que depois de estar pronto comecei logo a colocar lá tudo o que consegui, desde decorações, pequenos móveis, cadeiras da sala, enfim, tudo o que consegui tirar no sítio coloquei nessa divisão:
Tirei as fotos logo no início quando comecei a levar as coisas, no final estava mesmo atestada!!!!
Já nem se conseguia lá entrar dentro 🙂
Bem, depois dos quartos estarem prontos [não tenho fotos pois andei com um stress tamanho que nem vos conto…], passou-se para as áreas comuns: sala, cozinha, lavandaria e garagem.
Era o que demorava mais tempo e como são divisões onde andamos sempre acaba por ser mais incómodo.
Ah, esqueci-me de referir que quando os quartos foram pintados tinha um colchão colocado na sala. Quando o quarto do meu filho foi pintado ele dormir na sala, depois foi a minha filha e no final eu e o meu marido, cada dia calhou a um!
Tudo foi muito bem isolado, os móveis que eram muito pesados e que não se tiraram da divisão foram todos muito bem tapados e protegidos, bem como o chão:
Como se pode perceber é a confusão geral, e habitar numa casa assim, mesmo que seja durante poucos dias, é sempre muito stressante. Ainda para mais se forem pessoas como eu que precisa mesmo de organização e limpeza para conseguir viver!!!!! 🙂
Mas tudo se resolve!
E depois o resultado final é mesmo muito compensador!
Desde vez optei por escolher um tom de tinta ligeiramente mais escuro do que o que tínhamos anteriormente.
Mantive o tom creme, casca de ovo, pérola, chamem-lhe o que quiserem, mas de modo a que se notasse mais significativamente a diferença entre a parede e o tecto branco.
Na foto abaixo consegue perceber-se essa diferença.
É um tom muito semelhante aos nossos roupeiros e portas:
Depois da parte das pinturas seguiu-se mais algumas alterações, mas de decoração.
Quadros e espelhos de grandes dimensões que tencionava mudar de sítio na sala, mas que é assim uma carga de trabalhos pois são peças muito pesadas.
Outra alteração foi a colocação de papel de parede na lavandaria, que irei partilhar com vocês amanhã 😉
Stef Guedes
Junho 1, 2019Ai Luisa que a minha casa também esta a precisar e pelo mesmo motivo que a tua, depois aparecem marcas de maos nas paredes, manchas q n se sabe como foram la parar, mas só de olhar para o estado em como estava a tua, ate perco a vontade, mas é como tu dizes, no final é compensador.
Bjinhos
Luísa Alexandra
Junho 3, 2019🙂
Rute
Junho 3, 2019a junta a isso tudo posso acrescentar que foi o meu marido a pintar antes da páscoa. 3 divisões apenas… era o caos com 2 crianças pequenas. Mas tudo se resolveu e agora compensa.
Anabela Bispo
Junho 3, 2019Passei pelo mesmo pesadelo o ano passado, não é fácil, mas no final é muito bom ficarmos com tudo limpo e arrumado:)
Luísa Alexandra
Junho 3, 2019Mesmo!
Até serve de limpeza geral 🙂 🙂 🙂
Elisabeth de Sá
Junho 16, 2019Bom dia Luísa. Também vou ter pinturas em casa (apartamento). Como fizeste com os teus gatinhos ? Tenho três, e, gostava que ficassem o menos ansiosos possíveis. Serão pessoas estranhas a entrar e sair. Existe sempre o risco dos pintores abrirem janelas ou então com a sua curiosidade felina, quando abrirem a porta, saírem para a zona do elevador. Estamos a adiar as pinturas desde o ano passado, por causa deles, até porque não gostaríamos de os prender numa divisão.
Grata pela tua atenção. Um beijo.
Luísa Alexandra
Junho 17, 2019Olá Elisabeth 🙂
No nosso caso não houve esse problema. A nossa casa tem duas zonas distintas e que podem ser separadas sem problema. Na primeira fase em que se pintou a zona dos quartos os trabalhadores entravam e saiam pela porta da frente, e eu mantinha fechada a porta da sala pelo que não tinham acesso a essa zona da casa e era aí que os gatos estavam. Na segunda fase em que passaram para a cozinha, lavandaria e garagem o acesso era feito pela porta das traseiras, e os gatos estavam na zona dos quartos, sem acesso aos pintores. Quando não existe esta possibilidade de divisão o que acho aconselhável é estarem fechados numa divisão, o que vai acontecer apenas durante umas horas, depois quando os trabalhadores sairem já os podes deixar andar pela casa. Os gatos não são de confiança, todo o cuidado é pouco…..
Elisabeth de Sá
Junho 18, 2019Obrigada pela sugestão. Um beijo.
Luísa Alexandra
Junho 18, 2019🙂