Restauro de Móveis • Cómoda com Gavetões [Quarto]

Segunda-feira, Junho 12, 2017

 

Achei interessante mostrar aqui no meu blog a transformação que alguns dos móveis aqui de casa tiveram.

Mudámos de casa há dois anos, e toda a mobília da nossa casa antiga foi aproveitada para esta casa nova.

Claro que comprámos coisas novas, até porque esta casa é bem maior que a anterior, mas a maior parte dos móveis acompanhou-nos.

A minha intenção era que os nossos móveis mais antigos, que tínhamos comprado quando casámos, logo há quase 20 anos, fossem restaurados para ficarem com um aspecto diferente.

Já estava cansada deles, alguns já tinham várias marcas de utilização e de já terem sofrido duas mudanças de casa, estava na hora de levarem um tratamento de beleza 🙂

Mas estas coisas ou se fazem logo na altura da mudança ou então acaba por se ir adiando…

No meu quarto tinha uma cómoda que me incomodava imenso 🙂 não gostava mesmo nada dela, sinceramente não sei onde estava com a cabeça quando a comprei, mas enfim… é daquelas coisas que se fazem sem pensar…

A cómoda era esta:

 

 

Apesar de não gostar dela sei que é de imensa qualidade e tem muita arrumação, é onde agora guardo as toalhas de banho e dá imenso jeito pois as gavetas são muito grandes.

Já tinha há muito tempo uma ideia de como a queria ver renovada, faltava-me era arranjar alguém que fizesse o trabalho.

Já tinha mandado restaurar outros móveis cá de casa, mas entretanto a pessoa desapareceu do mapa e nunca mais tivemos contacto com ela, e eu fiquei ainda com muitos móveis por restaurar.

Foi então que abriu aqui em Fátima uma loja que se dedica ao restauro e pintura de móveis e de outras peças, a U Shabby Chic Fátima.

Há uns meses atrás fui lá, mostrei os móveis que queria ver restaurados, levei exemplos de pinturas que gostava [pesquisei no Pinterest onde se encontram ideias excelentes], e fiz então a experiência de levar um móvel para restaurar.

Comecei logo pela cómoda que já me irritava ver todos os dias e fiquei tão satisfeita com o resultado final que aqui partilho com vocês:

 

 

Escolhi uma combinação de tons neutros, que sem dúvida são os que prefiro.

A cómoda ficou num creme com desgaste e apontamentos de ouro velho, e as gavetas num tom mais claro, muito semelhante à pintura das paredes.

 

 

Gostei mesmo muito desta mistura de cores, tanto que depois de ter esta cómoda pronta mandei restaurar os restantes móveis do nosso quarto 🙂

Num próximo post mostro o resultado.

Uma dica para proteger as paredes e o chão, e até os próprios móveis, é colocar os protectores nos pés do móvel e também na parte de trás.

Também gosto de colocar estas protecções nas bases das peças decorativas que coloco em cima de móveis restaurados, para proteger a pintura.

 

 

Gostaram do resultado final? 🙂

Para os móveis do nosso quarto optei por cores neutras, mas neste momento tenho outro móvel a ser restaurado para o qual escolhi uma cor bem forte e marcante, alguém adivinha qual????? 😉 😉 😉

 

Print Friendly, PDF & Email
18
10 Responses
  • Lilia Cordeiro
    Junho 12, 2017

    Oi Luísa,está um espetáculo essa cómoda,simples e moderna,excelente trabalho e muito bom gosto,beijinhos da lilia

  • Maria dias
    Junho 12, 2017

    Dourado, acho que acertei mesmo.

  • Alcina
    Junho 12, 2017

    Sem dúvida ficou 1000% melhor 🙂 eu sou suspeita porque adoro branco e esses tons neutros.
    Gostei muito do resultado 🙂
    Eu tenho esse problema é com as molduras dos quadros…. será que também fica bem pintado? Tenho vários tipos desde molduras azuis, douradas, madeiras….. fui emoldurando de acordo com a tela, agora não gosto nada de ver nesta casa….. porque as paredes são grandes, não fica bem só um quadro, mas dois que não tem nada a ver um com o outro também não gosto….
    Bjs

    • Luísa Alexandra
      Junho 12, 2017

      Alcina eu creio que as molduras também podem ser restauradas, eu já pintei algumas que tenho, mas das pequenas, também não gostava da cor delas e pintei com tinta em spray.

  • Lília
    Junho 12, 2017

    Sou apologista do restauro quando os móveis são de qualidade. Trocar o que é bom por móveis modernos é uma tentação mas é uma má aposta, porque quase todos são de qualidade duvidosa e o que hoje é moda amanhã já deixou de ser. Apostar num móvel contemporâneo e bom é o melhor. Se for preciso restaurar aguenta bem sem ficar feio. Ficou linda essa cómoda!
    Boa escolha de tons.

  • Sandra de Oliveira
    Junho 12, 2017

    Luísa, adorei a dica das proteções!
    Gostei muito deste post…adoro decoração!
    Beijinhos

  • Rita
    Junho 13, 2017

    Boa tarde Luísa!
    Por quanto lhe fica um restauro ?
    Obrigada

    • Luísa Alexandra
      Junho 13, 2017

      Rita depende do tamanho da peça e do tipo de pintura. Por exemplo esta cómoda ficou em 120 € pois era a peça maior. Depois mandei fazer outros trabalhos de restauro e foram mais baratos.

O que você pensa?

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *