Fotografias e Blog

Sexta-feira, Março 12, 2010

Vou tentar elucidar algumas pessoas que me pedem opinião acerca da qualidade das fotografias.
A minha máquina fotográfica é igual a esta que aparece no início do tópico, uma Sony Cyber-Shot Titanium de 13.6 MegaPixels.
É pequena, fácil de transportar e de manusear, tenho-a sempre na mala para quando preciso e tem uma resolução de imagem excelente.
É claro que não é profissional, é muito simples mas o ideal para o dia-a-dia, para me acompanhar na cozinha quando estou a cozinhar.
Gostava muito de ter uma máquina fotográfica com mais funções, mas isso implica também um enorme volume, o que me impediria de a trazer diariamente comigo.
O seu valor é acessível, e existem muitas outras do mesmo género que tiram fotografias excelentes e com óptima qualidade.
São as fotos que apelam mais aos sentidos num blog, uma foto apelativa, mesmo que seja de uma receita banal, chama sempre a atenção, e torna os cozinhados muito mais interessantes!

Quem gostar de ver as fotos com bastante destaque no blog convém que utilize o modelo de blog Minima Stretch, pois é o único que aproveita ao máximo toda a área do écran e que permite visualizar as fotos grandes por completo (atenção que com este modelo de blog não dá para ter as skins laterais do blog, fica apenas com um fundo da cor que se pretenda).

Várias vezes me questionam como faço a marca de água (watermark) nas minhas fotos.
O programa que eu utilizo chama-se Adobe Photoshop, é um programa profissional muito conhecido pois com ele podemos fazer quase tudo, transformar por completo as fotografias e melhorar o seu aspecto.
Quem tiver um pouco de disponibilidade para aprender vale bem a pena investir neste programa, pois tem inúmeras aplicações.

Este é outro programa, bastante mais acessível e fácil de manusear, que também dá para colocar a watermark (marca de água) nas fotos.
É o Photoscape, igualmente utilizado por muita gente e este muito fácil de trabalhar.
Aconselho sempre a que marquem as vossas fotos antes de as colocarem em blogs, só assim salvaguardam o que é vosso.

Print Friendly, PDF & Email
19 Responses
  • Anónimo
    Março 12, 2010

    Olá Luísa,

    tens toda a razão quanto à marca de àgua nas fotografias. O meu marido tem por hobby a fotografia e por várias vezes viu as suas fotos em jornais e revistas aqui de Macau sem autorização do autor. Tentou reclamar, mas a única coisa que recebeu foi um pedido de desculpas. Nesta terra tudo é "legal"…no comments!
    E é melhor ficares mesmo com a tua máquina pequenina e fácil de transporte, é que cá em casa espera-se horas até que o papá tenha o "arsenal" todo pronto para saírmos de casa.

    Beijinhos grandes e um bom fim-de-semana.
    Gracinda

  • Luísa Alexandra
    Março 12, 2010

    Olá querida Gracinda!!!!!
    É assim em todo o lado, os direitos de autor são um assunto altamente discutível, principalmente a partir do momento em que colocamos as coisas num meio tão infinito como a internet. Facilmente se apoderam de uma foto como sendo sua, e por muito que se reclame até a justiça ser feita bem que podemos esperar!
    Quem quiser levar as minhas fotos leva também o meu nome, pois sou eu que tenho o trabalho de as tirar!

    Beijinho.

  • sabor e saberes
    Março 12, 2010

    Eu utilizo o Photoscape super facil e faz tudo o que preciso para poder colocar as minhas fotos no meu blog.

  • VOVÓ CRISTINA
    Março 12, 2010

    É verdade querida, é muito importante marcarmos as fotos!!!Bom final de semana pra vc, beijos.

  • cacahuete
    Março 12, 2010

    Acho que com este post vais ajudar imensa gente. Esclareces-te aqui muita informação importante para quem tem ou esta a pensar ter um blog.

    Beijinhos e bom fds

  • Sónia Meirinho
    Março 12, 2010

    Pois eu também uso o photoshop e adoro! É de facto muito completo, no entanto não é dos mais fáceis de trab. Eu e o Bruno tivémos formação básica para mexer nele e foi o suficiente para nos dar umas ideias. A minha máquina também é Sony mas não é compacta. Para a transportar tenho que ter a mala própria. Mas para emergências tenho sempre o MP4, não se compara mas desenrasca!! Beijinhos

  • Luísa Alexandra
    Março 12, 2010

    Teresa, o Photoscape é o mais fácil e rápido. Um pouco limitado mas resolve bem a watermark nas fotos.
    O Photoshop é um programa que nunca se sabe fazer tudo com ele, tal é a infinidade de funções. Sem dúvida que é o meu programa preferido.

    Sónia, duvido que alguém sem o mínimo de formação em Photoshop consiga tirar proveito dele. Abrir fotografias, clarear ou escurecer, isso é fácil, mas as restantes funções convém aprender com alguém que domine o programa. Frequentemente recebemos aqui formação e actualizações do programa, e consegue sempre surpreender!
    Em relação á máquina, não sou apologista de ter algo muito bom para estar apenas em casa e quando queremos ir de férias, por exemplo, andamos com uma mala a tiracolo apenas para a máquina fotográfica. Para mim não serve. Tem que ser mesmo uma máquina pequena e de fácil manuseamento e principalmente de fácil transporte, pois diariamente ando com ela na mala (tudo cabe nas malas das mulheres, mas claro que existem limites!!!!).
    Descarrego as fotos aqui no escritório, logo tenho que trazer a máquina, nunca se justificava diariamente andar com algo pesado e volumoso atrás de mim.
    Mas gostava mesmo muito de ter uma máquina profissional!
    Quem sabe quando as compactarem!!!!!
    Beijo, bom fim-de-semana!

  • Kristininha
    Março 12, 2010

    Obrigada Luisa por mais esta dica…Muito esclarecedora de facto…

    Olha nunca "assinei" as minhas fotos porque nao tinha nenhum programa de jeito pra o fazer, mas só fico com receio numa coisa e já agora pergunto-te se me souberes explicar:
    Tenho um blog privado, do meu anjinho, e tem lá as fotos da vida dele, fotos essas que não estão "carimbadas", mesmo sendo o blog privado achas que conseguem "roubar" de lá as fotos??? O meu medo é das pessoas doidas que existem no mundo da net…e penso muitas vezes nisso, se algum dia não aparece as fotos dele em sites manhosos…por isso é q o blog é privado…contudo, as fotos ficam todas na mesma galeria da web picassa, que não sei se todos tem acesso…Sabes dizer-me se é possivel alguem as "roubar"???

  • R.correia
    Março 12, 2010

    muito esclarecedor….eu estou a usar o photobucket e ainda estou a aprender a tratar as fotos…..
    bj e bom fim de semana

  • Luísa Alexandra
    Março 12, 2010

    Kristininha, qualquer pessoa que tenha acesso ao teu blog pode copiar as fotos e usar como queira.
    Ao teres o blog privatizado reduzes a possibilidade de as retirarem, pois apenas quem tenha autorização tua o poderá visualizar.
    No entanto se o album Picassa for aberto ao público em geral qualquer um as pode utilizar, basta clicar na foto, copiar para o desktop e depois colocar onde quiser.
    Podes colocar o album privado, sempre ficas com mais segurança e apenas tu tens acesso a ele. De qualquer forma é sempre bom marcar as fotos, um bom hacker consegue praticamente tudo. Até entrar nos sistemas do Governo, quanto mais em simples blogs como os nossos!!!!

    R.Correia, o Photobucket é um site de hospedagem de imagens, não é um programa de tratamento de imagem, apesar de também ter algumas funções que permitem transformar as fotos, mas não a função de watermark.
    Estes programas que referi instalam-se no computador, depois de marcares as fotos então carregas no Photobucket, ou no Flirck, ou importas directamente do computador (ficam sempre com menos qualidade e com tamanho reduzido).

  • Sónia Meirinho
    Março 12, 2010

    Oi. Mas a minha máquina não é profissional nem reflex. É maior e cabe bem nuna mala mais pequenina. E foi barata. Se quiseres digo o modelo.

    sony cyber shot h50

    mandei vir de espanha que é muito mais barata e sempre tem mais funcoes. cabe bem na mala se nao quiseres levá-la à parte. Beijitos

  • Luísa Alexandra
    Março 12, 2010

    Sónia, fui ver ao google esse modelo e é fantástica! Com esse tamanho não é grande demais, dá para usar diariamente na boa, e certamente tem funções de zoom excelentes.
    Vou pesquisar o valor dela…. quem sabe não arranjo um belo presente de aniversário?????

    Beijinho, e obrigado pela sugestão!

  • Sónia Meirinho
    Março 12, 2010

    Olha, mandei vir a minha da pixmania.es…veio com uns 70 euros a menos do que aqui! É veres!!! Beijinhos

  • Luísa Alexandra
    Março 12, 2010

    Obrigado!!!!!

  • kika
    Março 12, 2010

    Deve ter sido transmissão de pensamentos pois andava a tentar descobrir como havia de fazer e cá está tudo muito bem explicado. Obrigada pela partilha, beijos.

  • Fatima
    Março 13, 2010

    Luísa, obrigada pela informação acerca do programa
    photoscape,vou ver se consigo usar.
    Bjo
    Bom fim de semana

  • luciana machado
    Março 14, 2010

    ola luisa.
    para nao variar, aqui a tua "amiguinha" de braga nao faz a menor ideia como por a marca de agua! ja fiz o dow do photoscape. é agora? em qual funçao se poe isso? podes me explicar sff? e ja agora outra coisa, conheces alguem por ai, que me consiga por o blog dos bolos direito? continua a faltar a palavra comentario no fim dos post, as pessoas "reclamam" e com razao. ja tentei que me vissem isso, mas desistem a meio, ou dizem lgo que nao sabem, ja me disseram q é dos templats! mas que raio é isso?!?!?!
    podes me ajudar?
    obrigado e desculpa
    bjs e obrigado pelas dicas das maquinas. tb tenho uma sony, mas ta avariada no zoom, e tou a pensar trazer uma de espanha. o meu irmao disse me q muitas tem a volta de 100euros de diferença!!!
    bjs

  • Luísa Alexandra
    Março 15, 2010

    Luciana, tens que investir um pouco de tempo a ver as funcionalidades, estou certa que vais conseguir descobrir o que pretendes.

    Em relação ao blog, no início tens um menu de resolução de problemas, experimenta ver se o teu problema se enquadra no que lá explicam e qual a solução. Não podemos estar à espera que os outros resolvam sempre as nossas coisas, se aprenderes a fazer as coisas certamente melhorarás imenso o blog.

    Beijo.

  • paula MARIANA
    Setembro 23, 2011

    Obrigado pelas dicas Luisa, ajudaste-me imenso,

    beijinhos!

Leave a Reply

Discover more from Luísa Alexandra

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading