O Dia do Bolinho, nesta zona onde resido e também na zona onde eu nasci, é o Dia de Todos-os-Santos, comemorado a 1 de Novembro.
É tradição as crianças irem “pedir o Bolinho”.
Na escola, no dia que antecede o feriado do Bolinho, as crianças vão pedir o Bolinho pelas ruas da cidade, e fazem na escola o seu próprio Bolinho, umas Broas de Todos-os-Santos que depois trazem para os Pais provarem.
Além disso como actividade de trabalhos manuais fazem a sua saquinha de pedir Bolinho, a deste ano da Alexandra era a que se vê nas fotos.
Conta a minha Avó Mariana que é um dia em que se deve visitar, no cemitério, as campas dos entes queridos que já faleceram.
Eu tenho uma opinião muito especial acerca de cemitérios, não gosto. Não gosto de cerimónias fúnebres. Não gosto da tristeza que dá quando as pessoas lá vão.
Nunca gostei, dificilmente com esta idade irei mudar de opinião.
Respeito a opinião de cada pessoa relativamente a este assunto, mas eu sou totalmente a favor da cremação.
Quando eu morrer quero ser cremada.
A minha família sabe desta minha «exigência», mas para o caso de se esquecerem deixo aqui escrito para que não restem dúvidas!
A conversa acerca da morte nada tem a ver com os posts que irei colocar de seguida, não se assustem, tem apenas a ver com o dia que se comemorou, e que penso cada vez estar a perder as suas tradições.
Cá em casa a tradição de “ir pedir o Bolinho” mantém-se, e a tradição de reunir a família toda também!
Como o feriado deste ano tornou o fim-de-semana prolongado, a festa durou mais tempo, logo as receitas que por aqui irão aparecer nos próximos dias serão relativas a isso.
Não faltaram as tradicionais Broas de Todos-os Santos, os Velhoses, várias sobremesas e pratos principais.
Preparados?
Carla Vicios e Sabores
Novembro 3, 2010Também tenho um pouco essa opinião, quando mais nova era obrigada a ir atrás da minha mãe ao cemitério, 1º à campa dos meus irmãos, depois à do meu avô e tio, detestava este dia. Não quer dizer que não vá lá regularmente, mas neste dia não, que tá cheio de pessoas e umas cobiçam os arranjam dos outros, qual a campa mais bonita, para mim não dá. Vou noutro dia mais calmo.
As crianças adoram essas festas, aqui na minha zona está a começar essa tradição e tomara que venha.
Carla Oliveira
Novembro 3, 2010O bolinho tem um aspecto delicioso e o saquinho está muito mimoso.
Morte…não gosto de falar, de pensar, nem de imaginar sequer. Só peço a Deus que me dê sempre saúde para ver os meus filhos crescerem.
Beijinhos
SoraiaSilva
Novembro 3, 2010Tenho muita pena que na minha zona não se comemore o dia do bolinho 🙁
Acho essa ideia o máximo!!
Beijinhos e venham daí as receitas MARAVILHOSAS desse delicioso fim-de-semana*
Rachel
Novembro 3, 2010Estamos preparados para as receitas, venham elas, bombásticas de certeza!
Olha, eu quando era miúda não me importava nada de ir ao cemitério com a minha avó, agora não gosto. Entro num cemitério e sinto um peso enorme incomoda-me lá estar. Por isso também sou a favor da cremação. E aqui também se usa ir ao cemitério, dizem que é o dia dos mortos, acho isto horrivel. Mas pronto, são tradições.
Até lá, vamos aproveitando estes dias em família e vamos mantendo estas tradições que acho tão bonitas e espero sinceramente que não se percam, seja o Dia do Bolinho, seja o Pão por Deus, cada terra tem o seu, vamos manter vivas estras bonitas tradições.
Beijinho
Paulinha
Novembro 3, 2010Toca então a mostrar todas essas iguarias!
É engraçado como as tradições vão mudando de zona para zona. Por exemplo, não conhecia de todo essa tradição do dia do Bolinho! Mas achei super engraçada e os miúdos devem adorar! Cá na zona onde moro é tradição colocar na noite de 31/10 para 01/11 uma abóbora na frente de cada casa para, segundo dizem, afastar as bruxas!
Como sempre, cumpri a tradição mas vi que muitas casas já não o fazem…
Cá na minha zona é também tradição ir apenas ao cemitério no dia 2/11 pois dia 1 é dia de Todos os Santos e então o dia 2 o dia dos fiéis e defuntos.
Beijinhos
Sandra Batista
Novembro 3, 2010Olá Luisa.
Para já quero dar os parabens à Alexandra Luísa, tem um saquinho do bolinho lindissimo, Bjs para ela.
Aqui na minha zona tb a tradição é assim, como descreve, e tb não gosto de ir ao cemitério, muitas das pessoas só lá vão para criticar os arranjos que são menos bonitos, outros que não tem jeito, e assim por adiante.
Como a Luisa também já fiz a mesma "exigência" quero ser cremada, é uma coisa que não consigo explicar mas é assim que quero.
Beijinho para si Luisa e todo de bom.
Catarina
Novembro 3, 2010o dia de todos os santos é a minha fase preferida do ano! broas, batata doce, castanhas assadas, frutos secos e licores são o meu arém! hehe
beijinhos
Cantinho da Somi
Novembro 3, 2010Aqui na minha zona a tradição ainda é o que era, os meninos e meninas vão ao Pão-por-Deus. Com os seus saquinhos de pano feitos na escola ou pelas avós, vão batendo de porta em porta a pedir o Pão-por-Deus. É optímo ver a satisfação das crianças com os seus sacos cheios de guloseimas e broas. Cá em casa a tradição é comer broas e castanhas acompanhadas com água-pé feita pelo meu pai.
Bjs
Verdinha
Novembro 3, 2010Aqui na cidade não temos grd tradição, mas sei que mt gente delira c este dia 🙂
Sissamar
Novembro 3, 2010Eu tb sou a favor da cremação! Tb já avisei que quero ser cremada, que me tirem tudo o que fizer falta aos outros e depois que me levem a cremar e se livrem das minhas cinzas numa qualquer falésia, no mar não que como sou claustrofóbica e esse medo me assolada sempre que dou um mergulho mas demorado, é coisa que não quero e por isso tb não quero ser enterrada, só a ideia, me causa falta de ar…Até pareçe que vou respirar a plenos pulmões lá de baixo não é??? Não quero cá romarias por mim ao cemtérios, nem choro na minha campa eheheh!
donabimby
Novembro 3, 2010Antes de mais os meus parabéns atrasados.
Eu também não gosto nada de cemitérios e confesso que não lido bem com a morte.
Mas falemos de coisas mais alegres,fico ansiosa à espera das tuas receitas
bjs
GraceSnows
Novembro 3, 2010O saquinho da Alexandra ficou lindo! Muito colorido! Sai à mãe que também adora cores vivas;)
Bjos
Maria José
Novembro 3, 2010Luísa,
na minha zona, o dia 1 de Nov. é o Dia do Pão por Deus, na tua a do Bolinho.
Cá no dia 2 de Nov. é chamado o dia de finados, o tal dia de visitar os entes queridos nos cemitérios.
Tradições, parecidas, que no fim vão dar igual.
Bjinhos
Papinha Doce
Sónia Alexandra
Novembro 3, 2010Uma maravilha. Excelente, aspecto. Beijinhos doces.