Organização • Especiarias e Temperos

Segunda-feira, Maio 15, 2017

 

Causa de muita inquietude em algumas casas por este Mundo fora 🙂

A organização de especiarias e temperos não é fácil!

São frascos e frasquinhos, embalagens grandes, pequenas ou médias, vidros ou plásticos… não existe propriamente uniformidade que permite que se organizem facilmente estes produtos.

Na minha casa antiga usava bastante os organizadores de especiarias, tenho vários, quase todos rotativos. São muito boas opções para se colocar os frascos de especiarias e ter tudo a jeito, ou arrumado num móvel ou em cima da bancada.

Ao projectar a cozinha desta casa optei por reservar uma pequena gaveta com a finalidade de albergar as minhas especiarias e temperos.

Fica mesmo junto à ilha da cozinha, quando estou a cozinhar na placa de indução basta abrir a gaveta que se encontra ao lado, mas na parte de trás, e tenho ali tudo à mão.

É a gaveta mais pequena da minha cozinha, mas chega perfeitamente para o que quero.

Para organizar os frascos de especiarias e os ter visualmente disponíveis comprei uns organizadores no Ikea. Não me recordo ao certo do preço mas foram em conta, é um artigo barato.

Tenho três, mas de momento apenas uso dois, depende também da quantidade de frascos que queira lá colocar.

 

 

 

 

Regularmente limpo e arrumo esta gaveta, pois mexo-lhe praticamente todos os dias e é normal que precise de atenção frequente.

Também no Ikea comprei um recipiente que gosto bastante para colocar as embalagens de especiarias, tipo saquinhos, como estas da Suldouro. Tenho embalagens grandes e pequenas, dá para se arrumar com facilidade tudo como podem ver:

 

 

Quando preciso de alguma com facilidade encontro o que quero, pois basta ir movendo até encontrar o que preciso, estão “encaixadas” tipo fichas.

Outras especiarias ou temperos coloco em frascos de plástico. A maior parte dos que eu tenho, acho mesmo que todos os que uso de momento, são da Tupperware, de colecções antigas, creio que já não se comercializam. Gosto do facto de serem pequenos e fáceis de manusear. Tem na tampa uma parte com buraquinhos, para polvilhar, e na outra extremidade uma abertura maior.

Os oregãos, que é uma das ervas aromáticas que mais uso, coloquei num polvilhador, também da Tupperware [o que está na imagem abaixo, ao fundo com uma tampa cor de rosa].

 

 

Abaixo podem ver a organização geral da gaveta, nela coloquei vários tipos de temperos, ervas aromáticas, especiarias e vários tipos de sal.

 

 

Como organizam as vossas especiarias e temperos?

Contem-me tudo 🙂

 

 

Print Friendly, PDF & Email
6 Responses
  • Patricia Saraiva
    Maio 15, 2017

    Excelente post!
    Eu tenho os meus frasquinhos na 1ª prateleira da porta do frigorifico. Mas confesso que não é uma opção muito eficaz.

  • Stef Guedes
    Maio 15, 2017

    Boa, assim mesmo, cmo eu gosto destes posts.
    Eu neste momento tenho num armario dentro de uma caixinha,ta la tdo, mas para a mnha cozinha nova ando a ver ideias.
    Faz posts de cmo tens as coisas organizadas dentro dos armarios ou gavetas da tua cozinha, ando praqui a imaginar cmo heide por a mnha.

    Bjinhos

  • Sílvia
    Maio 16, 2017

    Também é um problema cá em casa..como guardar as especiarias..Esses frascos verdes com sal são de onde?E o cor de laranja?Beijinho

Leave a Reply

Discover more from Luísa Alexandra

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading