Os Domingos merecem sempre um lanche especial 🙂
Grande parte das vezes até se torna um lanche ajantarado!
Visto ser o dia em que estou mais disponível preparo sempre algo mais aprimorado, seja um bolo, panquecas, waffles, pão, croissants… enfim…
Há algum tempo que não dava uso à minha máquina do pão, por isso resolvi comprar uma farinha preparada para pão brioche, colocar a amassar e a levedar na máquina de fazer pão e depois moldar a gosto e cozer no forno.
Este tipo de farinha é muito prática de usar: basta juntar água, misturar, deixar levedar e cozinhar. Simples e fácil. Mesmo amassando à mão resulta bem, apesar de eu preferir sempre amassar na máquina de fazer pão pois aí amassa e leveda logo, e até dá para se cozer também quem prefira, eu gosto mais de fazer em doses individuais e cozer no forno.
Deixo uma observação que se deve ter em conta ao usar esta farinha: na embalagem indica que se deve juntar 250 ml. de água fria + 500 gr. de farinha, e foi o que eu fiz, mas a massa ficou extremamente peganhenta e quase impossível de moldar… tive que posteriormente, já depois de levedada, juntar bastante mais farinha para conseguir moldar. Aconselho por isso a diminuir a quantidade de água, creio que 200 ml. serão o suficiente para se conseguir uma boa textura. Fica a dica, para a restante quantidade de massa que me sobrou [a embalagem é de 1 quilo e eu usei apenas 500 gr.], irei colocar menos água para fazer a experiência.
Na máquina de fazer pão coloca-se uma colher de sopa de óleo de girassol [ou azeite], a água e a farinha, seguindo as instruções da embalagem:
Visto que eu queria apenas amassar e levedar escolhi o programa 8, que é de amassar e levedar e que demora 1h30:
No final desse tempo a massa está pronta a moldar e cozinhar:
Como referi tive imensa dificuldade em trabalhar a massa pois estava muito peganhenta.
Fui adicionando mais farinha [de trigo normal] até conseguir obter uma textura moldável.
Forma-se um círculo, eu tenho esta base de pastelaria da Tupperware com círculos desenhados e com facilidade se molda a massa circular.
Polvilha-se com açúcar e enrola-se, formando croissants:
Colocam-se depois num tabuleiro de forno forrado com uma base de silicone.
Pincelam-se com ovo batido e polvilham-se com um pouco de açúcar:
Levam-se a forno pré aquecido a 190º, na função ar forçado com resistência de cima e de baixo:
Quando estiverem dourados a gosto retiram-se e desenformam-se.
Servem-se simples ou recheados a gosto.
Como se pode comprovar ficam bem fofos:
E recheados com chocolate, ainda mornos, são assim qualquer coisa de extraordinário!!!!!
Hotpoint / Whirlpool
Luísa Azevedo e Silva
Janeiro 24, 2018Que bela ideia, usar assim a farinha de brioche: um autêntico miminho para o lanche do dia oficial de descanso em família, o domingo!
Ando desde o ano passado para experimentar a tua receita de bolo rei com esta farinha, mas acho que vou experimentar os croissants primeiro, tendo em atenção a quantidade de água, como recomendas. Obrigada por mais esta receita!
E a tua olla gm, tens usado? 🙂
Luísa Alexandra
Janeiro 24, 2018Se usares esta marca do Continente diminui a água sim, conta depois como correu.
Uso a Olla praticamente todas as semanas, entretanto tenho mais receitas a ser publicadas aqui 🙂
Luísa Azevedo e Silva
Janeiro 24, 2018Boa, também tenho usado bastante a minha, comprei o modelo d directamente da loja online da GM e encontro imensas receitas na net, mas tudo na lingua de «nuestos hermanos», que nos vídeos falam tão depressa que quase não «comprendo nada» 🙂 prefiro esperar pelas tuas ideias. Vais fazer um separador só para a Olla GM?
Luísa Alexandra
Janeiro 24, 2018Vou colocando aqui as receitas que faço na Olla sim 🙂
Rute
Janeiro 25, 2018Olá… Também me aconteceu o mesmo com a farinha para massa de brioche do continente, na segunda vez utilizei apenas 150ml de água, amassei e levedei tal como a Luisa na máquina do pão e ficou perfeita.
Luísa Alexandra
Janeiro 25, 2018Deve ser mesmo defeito…
Áurea Filipa Ferreia
Janeiro 31, 2018Boa tarde Luísa
Gostava de experimentar a receita mas não tenho máquina de fazer pão, em alternativa consigo adaptar à Bimby ou Robô de cozinha? Alguma sugestão para levedar?
Obrigada pela partilha
Áurea Ferreira
Luísa Alexandra
Janeiro 31, 2018Para levedar basta colocares a massa dentro de um recipiente, tapar com um pano e colocar dentro do forno ligado a 50º durante uns 30 a 45 minutos.
Xana Banana
Janeiro 10, 2021Boa noite Luísa comprei a farinha de brioche continente pus 200 ml de agua e depois de bater na maquina 5 minutos pus dentro do forno tapada com pelicula durante duas horas e simplesmente nao cresceu. Liguei p forno no minimo 50 graus e deixei 45 minutos cresceu pouco e secou. A massa ficou tipo plasticina. Realmente tem estado muito frio. Se calhar nao ajuda nada! Preciso de conselhos para repetir e fazer melhor da próxima vez! Muito obrigada pela ajuda.
Luísa Alexandra
Janeiro 11, 2021O tempo frio não ajuda mesmo, mas também poderia ser que a farinha não estivesse nas melhores condições…