Nesta altura do ano cozinho imenso no forno.
Sempre gostei imenso de refeições de forno, nos dias mais frios então melhor sabem.
A sugestão que hoje trago é super versátil. Desta vez preparei apenas couves de Bruxelas e cenouras baby, mas pode usar-se couve flor, brócolos, pimento, cebola, é uma questão de gosto de do que se tenha em casa.
Os ingredientes que usei estavam congelados, compro as couves de Bruxelas e as cenouras baby em embalagens e depois preparo consoante pretendo.
Pode também cozinhar-se uma quantidade maior e depois guardar no frigorífico, usando ao longo da semana.
Ingredientes:
| Legumes a gosto, usei cenouras baby e couves de Bruxelas
| Alho granulado
| Pimentão Doce em pó
| Açafrão das Índias em pó
| Orégãos
| Flor de Sal
| Azeite
Preparação:
Usei as couves de Bruxelas e as cenouras baby congeladas.
Coloquei-as num recipiente e tempera-se com um pouco de pimentão doce em pó, açafrão das Índias, alho granulado, orégãos, flor de sal e um fio de azeite para ligar todos os ingredientes.
Mistura-se bem, eu gosto de tapar o recipiente e abanar até ficar tudo bem ligado.
Transfere-se para um pirex de forno forrado com papel manteiga ou folha de alumínio. Deste modo é depois mais fácil retirar, não fica agarrado e sai com facilidade. Além disso o pirex fica bem mais fácil de lavar 😉
Leva-se a forno pré aquecido a 200º, no meu forno uso a função ar forçado com resistência de cima e de baixo.
A meio da cozedura viram-se para cozinharem uniformemente.
Assim que estiverem tenros e dourados retiram-se do forno.
Para acompanhar preparei umas almôndegas, que foram cozinhadas na frigideira.
Coloca-se numa frigideira anti aderente uma cebola cortada em rodelas, dois dentes de alho picados e um pouco de azeite.
Deixa-se alourar ligeiramente.
Junta-se as almôndegas, tempera-se a gosto, usei os mesmos temperos que coloquei nos vegetais: pimentão doce, açafrão das Índias, alho granulado, orégãos e flor de sal.
Rega-se com um pouco de vinho branco, tapa-se e deixa-se cozinhar.
No final aumenta-se a temperatura para apurar bem e caramelizar a cebola, fica fantástica! 😉
Antes de servir polvilhei com queijo mozarella ralado, que foi derretendo lentamente, uma tentação!
Na imagem vê-se ainda batata doce também cozinhada no forno que já vos mostrei num post anterior.
Discover more from Luísa Alexandra
Subscribe to get the latest posts sent to your email.
Bárbara Clara Brito
Março 11, 2018Que bom aspeto.
Beijinhos,
Clarinha
https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2018/03/tarte-de-carne-picada-e-cenoura.html
Gloria Barros
Março 12, 2018AMEI
daniela assumpção francisco
Março 12, 2018Essa refeição parece deliciosa!