A Ervideira abriu recentemente uma loja de vinhos cá em Fátima.
A nossa cidade precisa mesmo assim de comércio diferente! Locais onde se possa ir comprar um bom vinho ou fazer uma prova de vinhos com amigos!
O espaço é bem agradável, muito leve e convida a sentar e conversar com a Ana e com a Juliana acerca da história da empresa:
“Somos uma empresa familiar, localizada no Alentejo, produtora de vinhos desde o século XIX na pessoa do nosso Bisavô, o Conde D’Ervideira. Desde então a actividade vitivinícola foi passando de geração em geração, até à 4ª, a actual direcção, Duarte Leal da Costa, sendo que de momento a 5ª geração também já se juntou à equipa. Poderá ver mais pormenores no nosso site – www.ervideira.pt.
No caso concreto do Enoturismo, desde 2010 que temos vindo a apostar nesta área, começando com um trabalho na área da adega, alargando-se uns anos mais tarde à primeira Ervideira Wine Shop, no centro de Évora e desde então temos vindo a desafiar-nos e a alargar os horizontes abrindo depois em Monsaraz e este ano em Fátima e Lisboa. Este espaços acima de tudo afirmam-se como espaços de Enoturismo, onde pretendemos proporcionar experiências de vinhos e partilhar o que chamamos de Grandes Momentos Ervideira. “Se Maomé não vai à Montanha, vai a Montanha a Maomé”, e daí que trazemos o Enoturismo ervideira além limites da adega e actualmente além região Alentejo.”
Tive a oportunidade de provar um dos seus vinhos e ainda aprendi várias dicas!!!
Nada como estar com quem percebe das coisas para enriquecer o conhecimento 😉
Existem imensas variedades de vinhos, vou destacar o que achei mais curioso pelo facto de estar debaixo de água a maturar.
Chama-se Conde D’Ervideira Vinho da Água Tinto.
Já está na 4ª edição e a ideia vem dos barcos que antigamente, nas suas viagens, naufragavam e muitos anos depois eram descoberto e quando vinham à tona os seus pertences, especialmente vinhos e bebidas, estes, pelas condições da profundidade, estavam em perfeitas condições! Pois bem, sendo algo que já se regista pelo Mundo e até em Portugal já havia sido feito (em Foz Coa), a Ervideira decidiu recriar esse cenário na Barragem de Alqueva que fica “a poucos” quilómetros da Adega (no Alentejo é tudo já ali), pelo que, atualmente estão a submergir 30.000 garrafas e permanecem no fundo da Barragem entre 8 e 12 meses. O que é certo é que as condições fazem deste vinho, um vinho completamente diferente e especial.
E esta é também uma experiência que é proporcionada nas Ervideira Wine Shop. Fazem a prova do Conde D’Ervideira Vinho da Água e do seu par, que em tudo igual, mas que não vai para a profundidade – Conde D’Ervideira Reserva Tinto.
Achei muito curioso o facto de ter impresso no rótulo da garrafa as coordenadas geográficas de onde o vinho esteve a maturar:
A Ervideira fica situada na Avenida Beato Nuno, em Fátima. [mesmo em frente ao MacDonald’s 🙂 ]
Quem estiver interessado em adquirir algum dos vinhos da Ervideira pode usar o código de desconto: EnoLuísa 🙂 🙂 🙂
Fiquem atentos à minha página de facebook pois irei lançar um sorteio em parceria com a Ervideira já de seguida 😉
Poderão ganhar uma experiência – Ervideira, Vinhos & Sabores – para duas pessoas, que é uma prova especial com várias referências Ervideira, proporcionando uma viagem entre brancos, rosé, tintos e ainda algumas surpresas, harmonizada com uma degustação de produtos regionais alentejanos. Ainda com a oferta de 1 garrafa de vinho Ervideira no final 🙂
Leave a Reply