Arroz de Frango com Pernas de Frango no Forno

Terça-feira, Outubro 6, 2020

 

É uma receita que faço cá por casa sempre que tenho frangos caseiros para aproveitar aquelas partes com mais ossos.

Existem partes que contém sempre mais carne, como as pernas e o peito, mas outras partes que tem muito osso.

O que faço é aproveitar para a canja ou para este arroz, que é muito bom e muito fácil de fazer.

E tudo se aproveita, desde a carne ao caldo.

Utilizo uma panela grande onde cozo as partes com mais osso, juntando uma cebola e sal e também gosto de adicionar um chouriço ou linguiça pois acho que dá um sabor e tempero muito bom à carne e ao caldo.

Coloco bastante água pois preciso depois do caldo, até o costumo congelar pois é fantástico para dar sabor ao arroz ou massas, deixo a dica 😉

Depois do frango estar tenro, retiro a carne que conseguir, fica em pedaços pequenos e desfeitos, mas será aproveitada para se misturar no arroz, por isso não faz mal.

Desta vez, visto que usei uma parte para canja e outra parte para o arroz e era pouca quantidade, cozinhei ainda umas pernas de frango.

Como são frangos caseiros gosto de as cozinhar muito bem, para ficar assim a carne a separar-se do osso. O caldo de cozinhar as pernas depois aproveita-se, por exemplo para se congelar. Eu cozinhei em separado pois muito sinceramente não tinha tacho suficientemente grande para colocar tudo! Parece mentira mas foi mesmo isso! Não tenho tachos muito grandes, e quando cozinho assim quantidades grandes tenho que dividir por dois tachos. Mas se tiverem um tacho ou panela bem grande cozinha-se logo tudo de uma só vez, a parte do frango com ossos [para depois desossar e usar em canja ou no arroz], e as pernas de frango.

Os meus filhos e o meu marido adoram este tipo de refeição, e aproveito sempre que tenho assim pernas bem generosas de frango para a fazer 🙂

 

Para preparar o arroz coloca-se num tacho uma parte da água de cozedura do frango [a quantidade necessária para cozinhar o arroz, eu gosto de colocar um pouco mais do dobro da medida de arroz para que fique um arroz mais caldoso, não muito seco, visto que no final ainda vai ao forno e tende a secar].

Junta-se também a carne desfiada e um pouco da linguiça cortada em rodelas.

Adiciona-se o arroz e deixa-se cozinhar até o grão estar tenro.

Não costumo temperar com mais nada pois o caldo é bem temperado, no entanto convém sempre provar e, se necessário, temperar de sal.

 

 

Transfere-se o arroz para um pirex de forno.

Por cima colocam-se as pernas de frango cozidas.

Como se pode ver a carne já quase se despega do osso, sinal que estão bem tenras:

 

 

Saliento uma vez mais que faço este tipo de receita com frangos caseiros, por isso a necessidade de deixar cozinhar bem.

É sempre uma carne mais firme e saborosa, mas que tem uma necessidade de mais tempo a cozinhar.

Juntei ainda os restantes pedaços de linguiça alternados com as pernas de frango e leva-se ao forno até dourarem a gosto:

 

 

Serve-se 🙂

Uma refeição bem caseira e repleta de sabor! 🙂

 

 

 

 

Print Friendly, PDF & Email
1 Response
  • Ryk@rdo
    Outubro 6, 2020

    Pelo aspeto é de comer e chorar por mais.
    .
    Um dia feliz
    Saudação amiga.

O que você pensa?

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: