Lombo de Porco Cozinhado Lentamente na Panela Olla GM Modelo G

Sexta-feira, Novembro 24, 2017

 

Quem me segue AQUI no Instagram já sabe que chegou aqui a casa uma Panela Olla GM 🙂

A que tenho é a Modelo G e pode ser adquirida NESTE SITE.

Neste momento está em promoção por 119€.

Eu andava há já algum tempo interessada neste tipo de panela, pois serve para imensas coisas: cozedura lenta [slow cooker], panela de pressão, fritar, cozinhar a vapor, fermentar [massas ou até iogurtes], cozer bolos, pudins ou pão, cozinhar arroz ou massa, função turbo para cozinhar super rápido, função forno, escalfar ou saltear. Tem realmente imensas funções, todas elas podem ser muito bem exploradas e consegue-se ter uma ajudante de cozinha fantástica!

Eu estou ainda em fase de descoberta, confesso, apenas este último fim de semana me iniciei na aventura de cozinhar com uma Olla GM 🙂

Para já estou a gostar mesmo muito! Comecei logo por testar a função de cozedura lenta, que é uma das que mais me agrada, e o resultado foi um jantar muito apetitoso que a todo agradou.

 

 

Conforme for experimentando cozinhar com ela vou aqui partilhando tudo. Agradeço desde já as dicas e ajuda de quem já tenha este tipo de panela, a troca de informação beneficia sempre e ajuda a tirar melhor partido das coisas, conto com vocês 🙂

De futuro tenciono gravar um vídeo em que vou mostrar em pormenor a Olla GM e todas as suas funções, preciso realmente agora de ter mais experiência a trabalhar com ela para depois partilhar aqui.

Ora então como referi iniciei a minha relação com a Olla GM com uma refeição de cozedura lenta. Aproveitei que ao Sábado faço as minhas limpezas mais profundas cá em casa e não tenho muito tempo para cozinhar e preparei tudo antecipadamente para ir cozinhando ao longo da tarde enquanto eu andava na lida da casa…

 

Ingredientes:

| Lombo de Porco, o que usei tinha à volta de 1 quilo

| Pimentão Doce em pó

| Açafrão das Índias

| Ketchup [2 colheres de sopa]

| Mostarda [1 colher de sopa]

| Orégãos

| Vinho Branco

 

| 1 Cebola

| 2 dentes de Alho

| Tomate em pedaços, usei meia lata de tomate enlatado cortado em pedaços pequenos

| 1 caldo Knorr de Alho e Coentros

| Azeite

| 2 Cenouras

 

Preparação:

Comecei por temperar o lombo, que ainda estava congelado, com pimentão doce em pó, açafrão das Índias em pó [um pouco apenas], ketchup, mostarda, oregãos e vinho branco.

Misturei tudo pelo lombo de modo a ficar coberto com esta pasta.

 

 

Na cuba da Olla GM coloquei a cebola descascada e cortada em rodelas, os dentes de alho descascados e picados, o tomate em pedaços, o caldo desfeito com as mãos e juntei depois o lombo de porco temperado:

 

 

 

Adicionei ainda duas cenouras cortadas ao meio no sentido longitudinal.

Tapei a panela, deixando a válvula aberta, e escolhi o programa cozedura lenta durante 3 horas [o lombo ainda estava congelado…].

 

 

Passado este tempo já estava perfeitamente cozinhado, cortei-o ao meio para ver e realmente em termos de cozedura estava óptimo:

 

 

Como achei que tinha muito molho, e eu não gosto do molho assim aguado, gosto dele bem apurado, retirei duas conchas [de sopa] do molho para um tacho e aproveitei para cozinhar um arroz. Juntamente com o molho tirei também um pouco de cenoura e de tomate para dar mais sabor ao arroz.

Aumentei a temperatura da panela para os 160º e deixei apurar o molho, sem a tampa colocada para ajudar a evaporar mais depressa.

Enquanto isso cozinhei o arroz:

 

 

Depois de uns 10 minutos a cozinhar em temperatura mais alta o molho ficou mesmo ao nosso gosto, bem apurado e espesso:

 

 

 

 

Fiquei realmente muito satisfeita com esta minha primeira experiência com a Olla GM, a carne estava muito tenra e saborosa, e com pouco trabalho conseguir ter o jantar pronto!

 

 

A minha Panela Olla GM veio de:

https://www.panelagmportugal.pt/shop

Print Friendly, PDF & Email
3
7 Responses

O que você pensa?

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *