Os meus Pais estiveram no Algarve há pouco tempo e comeram uma açorda de galinha com grão que lhes agradou imenso.
Então a minha Mãe resolveu reproduzir cá em casa a receita para nós experimentarmos também.
Aqui entre nós… eu não gostei.
Achei muito deslavado, sem cor, sem grandes temperos… soube-me a canja mas sem massa.
Gosto da comida mais temperada, a fazer novamente adicionava um refogado bem apurado com a carne, juntando tomate, massa de pimentão, ervas aromáticas, de modo a puxar mais pelos sabores.
De qualquer modo deixo a receita tal como a Mãe fez, pois o modo tradicional de servir esta açorda no Algarve, pelo que eles me disseram, é mesmo assim, bem simples.
Ingredientes:
| 1 Galinha ou Galo Caseiro
| 1 Caldo de Tempero de Galinha
| 1 Cebola Inteira descascada
| Hortelã
| Pão Caseiro de Véspera, ou Pão Torrado
| Grão Cozido
Preparação:
Na panela de pressão coloca-se a galinha ou o galo a cozer, em pedaços pequenos, temperando com um caldo de tempero de galinha e adicionando uma cebola inteira descascada e hortelã.
Deixa-se cozer até a carne estar tenra.
Adiciona-se o grão cozido e rejeita-se a cebola.
Numa terrina funda coloca-se o pão caseiro de véspera, ou pão torrado, e por cima deita-se a galinha cozida com o grão.
Serve-se bem quente.
Ana Powell
Março 30, 2010Ouvi a palavra Algarvia e sabia que chamavam por mim.
Excelente receita Luísa.
Levas-me de volta a casa, obrigada x
Vina
Março 30, 2010Pois é, amiga, tu deves ser como eu: também gosto de comidinhas bem apuradas e temperadas! Olhando para as fotos, parece realmente uma canjinha de galinha, bem palidazinha e com ar de dieta para pessoas doentes! Eheheh! Mas nada que não se resolva com algumas pequenas alterações, ao gosto de cada um, não é mesmo?! Beijinhos.
Flor de Sal de Tavira
Março 30, 2010Olá Alexandra, efectivamente a Açorda é bem simples pois é/era um prato de gente simples do campo, em tempos em que pouco ou nada havia para comer. Uma galinha, grão e pão havia em qualquer casa (quase). Agora reparemos: a açorda bem confeccionada não precisa de muitos temperos, pois leva uma galinha caseira que prima pelo seu sabor. Para ser muito saborosa necessita duas coisas fundamentais: NÃO usar grão enlatado; o grão é cozido com a galinha! Usar os ovos que a galinha tem no oveiro(na falta destes, outros), que se adicional no final ao caldo, mexendo, para este engrossar e enriquecer. O pão caseiro algarvio também faz a diferença 🙂 São pequenos nadas que fazem TODA a diferença…
Pratos da Bela
Março 30, 2010Muito bom aspecto…
Jinhos fofos
Anabela
Março 30, 2010sou da tua opinião,não gosto da carne a saber a carne,entendes?Tem de ter temperos…,bjs
Luísa Alexandra
Março 30, 2010Obrigado pelos comentários!
Flôr de Sal de Tavira, gostos não se discutem.
Não creio que o facto de se usar grão enlatado altere assim tanto o sabor final, mas respeito a opinião
Também não creio que o pão caseiro Algarvio seja assim tão diferente do que aqui temos! Afinal a farinha é a mesma, certo??????
Mas é claro que se deve defender as receitas tradicionais e blá, blá, blá…..
Eu não disse que a Açorda não era boa, disse apenas que não gostei.
É deslavada demais para o meu gosto.
Precisava de mais cor, de mais tempero, mas isto, claro, é apenas a minha simples e singela opinião.
Carina
Março 30, 2010Pelo asapecto gostei sim senhora!!!!
Tanto gosto de pratos mais simples como outros bem mais condimentados, depende mesmo do tipo de carne/peixe.
Beijocas 🙂
Sónia Paula
Março 30, 2010Eu comia galinha na mesma, e caseira ainda melhor, bjcas…
Verdinha
Março 30, 2010Luisa sei que ate parece mal mas babado para a tua comida! Ainda bem que n tamos perto hehe, porque tu fazes cada comida mais aconchegante!! Coisas que raramente comemos e que nos sabem pela vida! Que delicia!
sabor e saberes
Março 30, 2010Eu também gosto da comida bem temperada mas claro sem exageros. Um refogadozinho ia ai mesmo bem. Bjs
*-.♥.-*Natércia*-.♥.-*
Março 30, 2010Luisa bem a tua receita ficou maravilhosa…um beijinho.
Tuquinha
Março 30, 2010eu gosto deste tipo de comidas tradicionais e deslavadas……..alías adoro……..
Feliz Páscoa
as artes da xana
Março 30, 2010olá, eu como algarvia que sou gosto muito deste prato, no entanto gostamos de adicionar um ovo escalfado quando se está a cozer a galinha e o grão, o pão se for de compra ou chamado padeiro pode fazer comn que o sabor fique completamente alterado pois fica mais "empapado". uma coisa que tambem pode fazer a diferença é depois de tudo cozidinho tapar com uma tampa que não deixe passar para que o pão fique bem ensopadinho, na serra é que costumam servir essas açordas bem apimentadas. Eu tambem gosto bastante de bacalhau, é igual mas com bacalhau
jinhos
Ana Amaro da Fonseca
Março 30, 2010Saudações Algarvias Luísa!
Para a próxima ( se é que quer experimentar outra vez a receita…) experimente colocar hortelã antes de servir. Faz toda a diferença e o paladar é excelente. Pelo menos é assim que eu a como, cá para os lados de Faro.
Beijinhos e Parabéns pelo blog.
Flor de Sal de Tavira
Março 30, 2010Olá Luísa,
Dou-te toda a razão quando dizes que gostos não se discutem, digo-o muitas vezes, acredita.
Mas sei o que digo em relação às diferenças… quanto ao pão caseiro, posso dizer-te que o compro feito a várias pessoas diferentes, e varia no sabor em cada uma delas, pois interfere no processo até o tempo, pois a massa leveda de forma diferente consoante a humidade. A título de exemplo, posso dizer que á como os produtos biológicos e os normais. Mas respeito a opinião de cada um, é evidente. Eu por exemplo não gosto de uma coisa que é excelente: borrego. No entanto posso dizer-te que domingo baptizo a minha filha e escolhi borrego como um dos pratos principais.
Beijinhos
(estou a preparar um blogue com algo que vais gostar, e assim que tenha pronto serás das 1as a receber umas amostras, para enriquecer a tua cozinha)
Élia
Março 30, 2010Olá!
Como algarvia que sou, já provei esse prato, não é dos meus pratos favoritos mas gosto, pelo menos daquela que a minha mãe faz e fica bem saborosa. Mas só gosto se comer com o pão caseiro mesmo, não com pão de padeiro, cá a diferença é enorme!
A minha mãe tb usa os ditos ovos que flor de sal tavira disse, quanto ao grão ela utiliza o que estiver à mão, quanto aos temperos ela é generosa especialmente no hortelã.
Mas eu também sou uma perdida por açordas, migas e tudo o que leve pão ( ai sorte!!)
jinhos linda
Figos & Funghis
Março 30, 2010Adoro grão-de-bico. Combinam muito bem com frango.
Bjinhos
cacahuete
Março 30, 2010Isto e que vai para aqui uma acorda, lol!
Como, mas nao e das coisas que mais goste. Em relacao aos ingredientes que se usam, acho que isso aplica-se a todas as receitas. De todas as formas acho bem colocares aqui todas as experiencias culinarias porque passas Luisa, sejam elas boas, mas ou melhores ou piores, ou excelentes ou assim assim. A partilha ao fim e ao cabo e o que conta.
Beijinhos
Luísa Alexandra
Março 30, 2010Flor de Sal de Tavira, cá espero então o endereço do teu blog para me fazer seguidora e apreciar as tuas delícias, quando o tiveres pronto informa, sim?
Os gostos culinários são muito subjectivos, e que se diz que não se gosta não quer dizer que as receitas não sejam boas, simplesmente não nos agradam!
Até nascer o meu filho mais velho eu detestava canja, só o cheiro me incomodava e nunca a tinha feito em minha casa pois não gostava mesmo. No dia em que saí do Hospital pedi à minha Mãe para me fazer uma canja de galinha porque de repente tinha ficado com uma enorme vontade de a comer, a partir daí é uma constante em minha casa!
Ana, esta receita levou hortelã, dá para ver nas fotos.
Obrigado e todos pelos comentários!
Xana
Março 30, 2010A mim também sabe melhor comidinha bem condimentada… Mas para variar e para experimentar ia.. 🙂
Beijo kida
Tugagourmet.com
Março 31, 2010Bela açorda…………………..hmmm
ivo
Novembro 14, 2016sou algarvio e estacomidinha é um espectáculo. Bela paparoca! só acrescentar um cubo (40grde toucinho ou uma ripa de presunto) e 100g carne vaca com osso bem cortadinha…