Tenho muitas e muitas fotos que tirei nestas férias, mas não posso estar aqui a colocar tudo!
Fiz uma pequena selecção de alguns locais que visitámos para que fiquem com uma ideia de como são as coisas num local tão distante e tão diferente do nosso.
Uma das muitas cascatas:
Esta era mesmo muito fria!!!!
Manavgat, uma vila típica onde podemos ver o dia-a-dia dos turcos e o mercado tradicional:
Gostei imenso desta visita ao mercado tradicional.
Os legumes, as frutas, é tudo muito fresco e arrumado nas bancas.
Os turcos, apesar de não serem nada simpáticos, têm um gosto em ter tudo limpo e arrumado, apesar de este mercado ser numa zona rural mesmo assim se notava o gosto com que colocam os produtos para venda.
Grande parte da economia da Turquia depende do cultivo e do turismo.
Ao sobrevoar Antalya antes de aterrarmos fiquei pasmada com a quantidade de estufas ao redor da cidade!
A agricultura é mesmo uma enorme vertente e praticamente tudo o que se consome na Turquia é de cultivo nacional.
Visitámos ainda uma Mesquita. Não me recordo do nome mas era uma das maiores da zona [tinha 4 Minaretes].
Tivémos que lavar as mãos, descalçar os sapatos e as mulheres tiveram que vestir uma saia comprida e colocar um véu na cabeça.
Em cada um destes espaços desenhados na carpete fica uma pessoa em oração, virados para Meca.
Os homens ficam à frente, as mulheres atrás.
Saliento o facto de, em todos os locais na Turquia onde fomos à casa-de-banho, tivémos que pagar 0,50 € [toma lá!!!].
Também gostei muito do passeio de barco que fizémos em Manavgat, até uma língua de areia onde de um lado tínhamos o Mediterrâneo muito quentinho [a temperatura da água andava à volta dos 25º] e do outro lado o rio gelado!
Onde se vê as águas mais azuis é o mar, a parte mais esverdeada é do rio.
Com este post termino as reportagens sobre as nossas férias na Turquia.
É um destino muito bonito, mas uma civilização bem diferente da nossa!
Achei os turcos muito frios em sentimentos, pouco amigáveis, nada simpáticos e se aqui em Portugal quase todos entendemos o Inglês, principalmente ao nível de hotelaria e restauração, na Turquia isso não acontece. Quem perceber turco ou russo safa-se, se falarem apenas inglês e não forem com guias não se safam certamente!
Os guias que tivémos eram todos eles de uma simpatia incrível [todos Portugueses] e estiveram sempre prontos a ajudar quando foi necessário, mas no sentido de bem receber e de agradar aos turistas acho que falta ainda muito à Turquia.
NATÉRCIA
Outubro 28, 2011Olá Luisa!
As tuas fotos de hoje são ainda mais bonitas amei tudo toma lá como dizes para ires na casa de banho ainda dizem que Portugal está mal!
Julgo que o Passos Coelho terá que inventar todas essas medidas e muitas mais pois penso que a gente já temos que pagar para fazer tudo.Será que também Amor o que achas?? Um beijinho.
paula MARIANA
Outubro 28, 2011Pena serem pouco hospitaleiros pois só teriam a ganhar com isso…
As fotos são o maximo Luisinha e com locais fantásticos, adorei tudo mas aquele mercado uiiii gastava lá um bom dinheirinho hehehehe. Obrigada pela partilha desses momentos
beijinhos e tem um BOM DIA!
saboracasa
Outubro 28, 2011de qualquer modo é sempre bom visitar novas culturas , outros modos de estar … e os bazares cheios de diferentes sabores, cheiros e cores que que bom
deve ter sido uns dias bem passados!
bom fim de semana
Paula
Carla Oliveira
Outubro 28, 2011Belas férias amiga! Como sabes não viajo muito, mas na minha profissão recebo muitos clientes e realmente a simpatia tem sempre de estar presente. Não há sensação melhor do que ouvir: -É muito simpática! E posso dizer que graças a Deus já ouvi isso mais do que uma vez e em diversas línguas.
Beijinhos
Tixa
Outubro 28, 2011Tirando o pormenor da gente turca, era sítio que visitava certamente.
Beijinhos
Margarida
Outubro 28, 2011Realmente Luisa fiquei mesmo com vontade de visitar a Turquia… vamos ver se vai ser num futuro proximo!!!!
Obrigado por partilhares connosco!!!
Beijinhos
Nárwen
Outubro 28, 2011Uau! Adorei a quantidade enormíssima de frutos secos, frutas exóticas e especiarias…quem me dera poder trazê-las todas para casa.
Beijinhos
Viciante
Outubro 28, 2011Olá!
Adorei as fotos! Cores vibrantes, lindas! Parece que dá para sentir aqui!
Fui à Tunisia e perdi-me nos mercados, enormes, naquelas lojas todas com cheiros fortes!
Adoro estes países e as suas diferenças tradições!
Belas férias!
Bjs
Carla
Outubro 28, 2011Luisa,
Que férias belissimas. As fotos estão muito bonitas e adorei as do mercado. Acho que é vicio de cozinheira e blogueira, quando vou a qualquer lado tenho sempre que espreitar o mercado e fotografar.
Beijinhos e um bom fim-de-semana.
Luisa Alexandra ♥
Outubro 28, 2011Obrigado pelos vossos comentários.
O Mercado foi realmente uma das coisas que gostei imenso de conhecer. Pena que não podíamos trazer nada pois era quase tudo produtos frescos, tirando as especiarias e os frutos secos, isso sim não havia problema de armazenamento posterior. E era tudo muito barato.
Ângela
Outubro 28, 2011Olá!
O meu nome é Ângela e sou nova por estas andanças. Tenho gostado imenso das fotos que tem publicado. Cada foto que vejo a vontade de visitar a Turquia cresce ainda mais.
Adorei as fotos de hoje, o Mercado e a Mesquita e claro, o promenor dos 0,50 € para ir a uma casa-de-banho.
Beijinhos
Luisa Alexandra ♥
Outubro 28, 2011Pois, um pormenor a ter em atenção dado o facto de as temperaturas andarem á volta dos 35º-40º, andarmos constantemente a beber água, consequentemente a ir à casa-de-banho!!!!
E depois somos quatro, uma ida à casa-de-banho significava 2 euros pois era paga à cabeça!!!!!
as artes da xana
Outubro 28, 2011olá luisa que lindas férias e que ricas paisagens… sim se nós somos hospitaleireos ás vezes até de mais á outros povos que não os são. No entanto portugal poderia adquirir o bom hábito da produção mais nacional e ficavamos todos a ganhar…
quanto ás especiarias, não compraste nada para os cozinhados…. conta tudo
jinhos xana
Luisa Alexandra ♥
Outubro 28, 2011Xana, acredita que o povo mais hospitaleiro sem dúvida nenhuma é o europeu!
Na questão de consumirem quase exclusivamente o que produzem: a ideologia nacionalista está muito presente na Turquia. Para que vejas o hotel onde estávamos, apesar de receber turistas de vários países, não tinha iogurtes embalados. Todos os dias ao pequeno-almoço assistiamos a mães a pedirem um simples iogurte para dar a uma criança e eles não tinham. Só iogurte caseiro, feito com leite fresco de vaca e de cabra, de sabor horrível. Aquilo era mais um creme azedo do que iogurte, credo! Mas isto não só no hotel onde estávamos como em outros ao longo da costa denominada Riviera. Tive a oportunidade de conversar com pessoas que fizeram as visitas e que viajaram no mesmo avião connosco mas que ficaram em outros hotéis e é assim em todo o lado. Fazem questão de apenas consumir o que lá produzem.
As especiarias…. bem…. vês as fotos? Todas ao ar livre e apanhar pó e tudo o mais que anda no ar? Pois bem, era tudo assim. Perdi completamente a vontade de trazer fosse o que fosse. Comprei algumas embaladas e com rótulos, pois é um povo tão traficante que até medo tive de passar com coisas na alfândega não fosse estar a trazer alguma coisa ilegal!
A Turquia é bonita, tem coisas muito interessantes, mas é o tipo de viagem que fiz uma vez na vida, não tenho vontade de lá voltar.
ana
Outubro 28, 2011Adorei as fotos do mercado, tanta cor e tudo tão arrumado.
bjs
são33
Outubro 28, 2011adorei esse mercado, cheio de coisas e tudo em ordem.
as fotos ficaram lindas.
bom fim de semana
bjs
Xana
Outubro 29, 2011Andei a ver as tuas fotos só hoje, já vi que se divertiram imenso :)..
Eu adoro conhecer outras culturas, estes últimos anos não tem dado para sair, mas tenho esperança de num futuro próximo ir conhecer alguns países que quero muito!!
Adorei as fotos, os mercados lá fora também me encantam 🙂
beijinhos
Isabel
Outubro 29, 2011Luísa, a tua foto-reportagem é magnífica. Apesar dos pontos negativos que referiste, e com essas belíssimas fotos, conseguiste aguçar a minha curiosidade e aumentar a minha vontade de conhecer esse país com tão profunda cultura, nem que seja para fazer como escreveste: ir uma vez e não voltar lá mais… Beijinho e bom fim-de-semana.
Anónimo
Outubro 29, 2011Adorei todas as fotos, principalmente do mercado!
Quanto aos iogurtes, este ano fui a Cuba e tambem não tinham iogurtes e, logo eu, que ca como todos os dias!!
So por curiosidade, falas turco ou russo ou foi com ajuda do guia? 😉
bj
Lucia
Irene
Outubro 30, 2011Belíssimas fotos Luisinha!!!
Esse mercado, sem dúvida uma atracção e uma tentação!!!
Bjocas
Salsa Verde
Outubro 31, 2011Pela reportagem anterior e por esta selecção, dá para perceber que foram umas férias fantásticas e como, para mim, viajar é um dos maiores prazeres da vida, adivinho o quanto tenham desfrutado e adorado mais esta viagem. Amei, em especial, as fotos do mercado.
Beijinhos,
Lia.