Hoje venho mostrar-vos o espaço que criei para as nossas tartarugas!
A Matutano e a Fofinha já estão connosco há imensos anos, como vos mostrei AQUI.
Chegaram a nossa casa pequeninas e indefesas, agora estão bem crescidas e robustas.
Começou a tornar-se difícil arranjar espaço para elas por estarem cada vez maiores, os aquários ou aquatérreos que encontrava à venda eram todos pequenos e encontrei a solução numa banheira de bebé!
Quando viemos morar para esta casa deixei-as nas traseiras da casa, perto de uma torneira de modo a que fosse fácil mudar a água.
Costumamos mudar uma a duas vezes por semana, depende da sujidade que tenha.
Agora com o tempo quente suja-se mais facilmente.
Mas a minha ideia era criar um espaço mais definido para elas, de modo a que pudessem andar dentro ou fora de água.
Depois de pesquisar na net encontrei imensas ideias giras.
A maior parte bastante dispendiosas e trabalhosas, o que estava completamente fora de questão pois ainda estamos a definir o que fazer ao terreno que temos junto à nossa casa e que está em bruto.
É um pequeno bosque com pinheiros, azinheiras, medronheiros e muita vegetação rasteira, mas é necessário agora com o tempo perceber o que queremos ali fazer.
Por isso não queremos estar com investimentos desnecessários.
Gostei bastante de uma ideia em que era colocado um pequeno lago artificial dentro da terra, e depois decorado com pedras e relva sintética.
Foi a sugestão ideal, pois pedras não faltam naquele santo terreno, e havia sobras da relva sintética que colocámos no jardim.
Bastou fazer um buraco no chão, apenas o suficiente para colocar a banheira, depois coloquei uns sacos de plástico daqueles bem fortes para proteger da terra, e encaixei a banheira no espaço.
À volta coloquei a relva sintética, que cortei conforme foi necessário.
As pedras maiores coloquei á volta a delimitar o espaço, espero que as tartarugas não as consigam trepar… a ver vamos 🙂
Depois aproveitei algumas pedras mais pequenas, conchas e decoração de aquário que já tinha para deixar o espaço mais bonito.
Quero também agora colocar alguns vasos com plantas giras e ervas aromáticas ao redor do espaço, para ficar mais agradável e as ervas aromáticas para afastar insectos.
O que acharam deste espaço?
Se tiverem mais ideias para o tornar mais funcional façam o favor de me deixar nos comentários!
Falta-me falar acerca da limpeza:
Tenho duas bombas de circulação de água, que usava nos aquatérreos mais pequenos que tinha.
Sinceramente não noto que as bombas de água façam com que o “lago” se mantenha mais limpo, é sempre necessário ir mudando a água pois começa a ficar verde e a criar musgo.
Como a banheira não é muito pesada eu consigo tirá-la, despejar a água, limpar e voltar a encher sem problemas, por isso para já não irei colocar a bomba de água a funcionar.
Pec
Junho 26, 2015Tão gira a ideia. Ficam as tartarugas com mais espaço para elas e o jardim com uma zona gira.
LIMA LIMÃO
Junho 26, 2015Ficou tão giro…
Anónimo
Junho 26, 2015Está muito giro, se as suas tartarugas forem como a minha trepam isso de certeza. Na minha colocámos uma cerca de madeira, daquelas que se vendem tipo rolo, comprei no bricomarché, não foi muito cara e ficou bem gira
Luísa Alexandra
Junho 26, 2015Também já coloquei essa opção, se conseguirem trepar terei que ir para esse sistema.
fatima goncalves
Junho 26, 2015tem a certeza que não vão fugir? as minhas tinham uma parede maior de pedras e rede e de 3 fiquei com 1 🙁
Luísa Alexandra
Junho 26, 2015Não sei se conseguem sair, estão lá há 2 dois dias e ainda não saíram, mas também se conseguirem trepar depois a casa é toda murada, por isso de dentro do terreno não saem a não ser quando se abre o portão, e aí não são assim tão rápidas!
Raquel Alabaça
Junho 26, 2015Quanto maior o espaço mais elas crescem 🙂
Para retirares a água, se não quiseres estar a tirar a banheira e a desmanchar a decoração, adquire uma bomba de retirar água. Tenho uma manual para o aquário, e é bem funcional.
Como vais fazer no inverno, elas aguentam na rua?
Luísa Alexandra
Junho 29, 2015Tenho que ir ver da bomba, isto aos poucos fica composto.
No inverno ainda não sei, estamos aqui há pouco tempo, agora com o passar das coisas é que vejo o que fazer.
Patrícia Pinheiro
Junho 26, 2015muito engraçado mesmo
Anónimo
Junho 27, 2015Amei suas tartarugas! Lembram as daqui, do Amazonas. Seja feliz com elas! beth Müller
Ana D
Junho 30, 2015Gosto muito do espaço! Às vezes com pouco se faz muito. Só faço uma observação relativamente à alimentação. Esta não deve ser à base de camarões. Podem ser dados mas muito esporadicamente. Pode até ter sido o caso 🙂
Ana araújo
Outubro 27, 2015Luísa tenho 3 tartarugas maiores que as suas, eram 4, mas uma faleceu devido à fraca alimentação! Ou seja, dava lhes camarão seco e a veterinária informou me que os camarões são uma guloseima, não têm nutrientes. Passei a dar lhes comida de gato/cão seca e da comida enlatada. Congelo e vou partindo aos poucos coloco na água e os bocados flutuam, de forma a que possam comer.
Luísa Alexandra
Outubro 27, 2015Existe comida específica para tartarugas, as minhas comem vários tipos diferentes, não apenas o camarão…
CaTita
Fevereiro 26, 2017Seguem 3 críticas, mas construtivas:
Às vezes o “bonito” não é o melhor…. O espaço que tem de relva devia ter de água e vice-versa…
As tartarugas precisam de água, quanto mais melhor… tanta relva para quê?
A água é pouca para essas tartarugas.
Para além disso, a comida deve ser sempre colocada na água… nunca na parte seca!
E dentro da banheira tem muita coisa… que acaba por “roubar” ainda mais espaço de água… Se já era pouca água, com tantas conchas ainda com menos água fica… porque não enche até ao topo da banheira?
Disponível para qualquer esclarecimento. Sou profissional nesta área, trabalho com tartarugas há muito tempo…
Luísa Alexandra
Fevereiro 27, 2017Obrigada pelo esclarecimento.
Rogerio
Março 5, 2020Gostava de comprar tartarugas para meu lago, mas minha dúvida sempre foi se elas suportam os periodos de inverno. Alguém poderia me esclarecer ? Obrigado !
Luísa Alexandra
Março 5, 2020Nunca as deixei mesmo a apanhar com geada, nas alturas de mais frio colocava-as numa zona mais abrigada.
João Fernandes
Julho 21, 2018esta muito giro eu fiz um lago também com a banheira do meu filho para as minhas tartarugas e ainda aproveitei um mesa velha que tinha em casa como base para o lago e ficou muito gira
Luísa Alexandra
Julho 23, 2018🙂
Sónia
Agosto 2, 2020Olá Luísa! Gostei da ideia. Tenho duas e tenho que arranjar solução. Como faz no inverno? Sou do Porto e tenho num aquário, ficam sempre na varanda mas no inverno vem para dentro de casa.
Susana Maria Pinto Baltazar
Maio 16, 2021Boa noite!
Tenho duas tartarugas desde 2013. Este ano construi um espaço exterior para que podessem caminhar, sair da banheira e esticar as “patas”. Fiz uma rampa para entrarem e sairem.Acontece que nunca saem. Sou eu quem as tira para elas caminharem. A comida está dentro da água.
O que estará errado?
Luísa Alexandra
Maio 17, 2021Susana as tartarugas saem de água para apanhar sol. No inverno ou tempo mais frio preferem estar dentro de água.
Mariana Tudela
Agosto 21, 2023Também tenho uma tartaruga a viver no jardim e tem-se dado bem no verão e também no Inverno (relativamente temperado – no Porto). No Inverno nem hibernou á fora, como costumava suceder quando ficava dentro de casa. Está num aquário gande com uma rampa improvisada, que permite que ela entre e saia do aquário e passeie pelo jardim. Não gosto de ter animais presos, se possível… E ela de facto sai e até vem atrás de nós a pedir comida ;))) (que colocamos na água do aquário, sim… )