Setembro é um dos meses em que faço mais doces caseiros.
Isto porque é a época do ano em que chega até mim uma maior quantidade de fruta vinda dos pomares dos meus Avós e dos meus Tios.
Uma generosa oferta da minha querida Tia Ilda, que trouxe ameixas super doces e madurinhas, mesmo boas, mas que eram tantas, mas tantas, que não as conseguíamos comer todas!
Para aproveitar fiz este doce que ficou uma delícia!
A cor, o aroma e o sabor ficaram mesmo como eu gosto 🙂
Usei canela em pau para perfumar o doce, mas é perfeitamente dispensável ou substituível, por exemplo por anis, erva doce, cardamomo…
Pessoalmente agrada-me bastante a mistura de ameixa e canela.
Relembro, uma vez mais, que a Bimby tem uma capacidade pequena para doces. Eu coloco no máximo 800 gr. de fruta + 400 gr. de açúcar e mesmo assim, por vezes, suja um pouco ao salpicar. Depende também da quantidade de água que a fruta contém. Com estas ameixas resultou na perfeição, não sujou nada, mas já me aconteceu com tomate e colocando uma quantidade menor mesmo assim salpicou tudo.
A proporção de açúcar que coloco nos doces caseiros é metade do peso da fruta em açúcar. Assim sendo para 800 gr. de ameixas juntei 400 gr. de açúcar. Mas atenção que depende do gosto pessoal e também do tipo de fruta que se usa. As ameixas eram bem doces, eu até achei que poderia ter colocado menos açúcar. Mas eu enjoo tudo o que seja demasiadamente doce, daí optar por esta proporção. Conheço quem faça doce caseiro de fruta usando a mesma quantidade de fruta e de açúcar e é assim que gosta. Nesse aspecto os gostos não se discutem, respeitam-se 🙂
A receita que deixo é com as quantidades que eu fiz.
Ingredientes:
| 800 gr. de Ameixas [pesadas já descascadas, sem caroço e cortadas em pedaços]
| 400 gr. de Açúcar
| 3 paus de Canela
Preparação:
Retira-se a pele às ameixas, cortam-se em pedaços e rejeita-se o caroço.
Colocam-se no copo da Bimby.
Volto a referir que coloco no máximo 8oo gr. de fruta no copo da Bimby.
Junta-se 400 gr. de açúcar e três paus de canela.
Programa-se 45 min., vel. colher inversa, temp. 100º.
No final deste tempo verifica-se a consistência do doce.
Eu achei que estava ainda muito líquido e com pedaços muito grandes de ameixas, por isso retirei os paus de canela [que reservei para depois juntar novamente ao doce], e programei mais 10 min., temp. varoma, vel. 2.
Retirei o copinho e coloquei o cesto por cima para não salpicar.
No final deste tempo ficou com a consistência que eu gosto, não muito espesso, com pedaços visíveis de fruta mas que se desfazem na boca.
Eu gosto de deixar arrefecer dentro do copo da Bimby para apurar.
Se fizer o doce à noite apenas o coloco nos frascos no dia seguinte.
Quando faço uma grande quantidade de doce costumo congelar, como já vos mostrei AQUI.
Fotos: Panasonic Lumix DMC-TZ70EG-K
Discover more from Luísa Alexandra
Subscribe to get the latest posts sent to your email.
Ana Casinha
Setembro 27, 2016Eu estiva a fazer agora de pêra 🙂 Este ficou mesmo bonito. Também gosto de usar esta medida de açúcar, também não sou muito fã dos doces demasiado doces! 🙂 🙂
Beijinhos
Luísa Alexandra
Setembro 27, 2016O doce de pêra é dos mais fáceis de fazer, ganha consistência muito depressa. Há bastante tempo que não faço pois não é uma fruta que use muito.
Mariam Nascimento
Setembro 27, 2016Olá Luísa, desde já gostaria de dizer que adoro ver os seus vídeos,gosto da maneira como explica as coisas,e gosto da maneira como vc é; uma pessoa simples e muito familia. Fiquei realmente por perceber o pq demorava tanto para fazer uma nova receita. Mas agora já ficou mt claro.Vi a receita das costeletas e gostei bastante já para o final da semana vou fazer. Bjinhos e mt obrigado.
Luísa Alexandra
Setembro 27, 2016Obrigada!
Mary
Setembro 29, 2016Que rico doce,….aposto que ficou delicioso!
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
Lia
Outubro 3, 2016Ficou lindo Luisa e que cor tão convidativa e que consistência tão apetitosa.
Um beijinho,
Lia