Gosto mesmo muito de coco.
Do seu sabor e do seu aroma.
Estes dias de mais frio, passados em casa ao fim de semana, pedem sempre um bolo caseiro bem aromático 🙂
É por isso que eu adoro esta época do ano, sabe ainda melhor estar em casa!
Acendo a lareira logo de manhã, eu e os meus filhos passamos o dia inteiro com roupa prática, de chinelos ou meias quentinhas, com os gatos, a ver filmes, a ler, ou apenas a curtir o aconchego da nossa casa, é tão bom!
Os sábados são sempre dedicados à limpeza da casa e da roupa, mas o domingo é dia de aproveitar ao máximo tudo o que temos direito, e isso implica um lanche aprimorado 🙂
E para esse lanche aqui está então um delicioso bolo de queijo fresco com coco, maravilha!
Ingredientes:
| 4 Ovos
| 120 gr. de Açúcar
| 50 gr. de Óleo de Girassol [ou Margarina]
| 2 Queijos Frescos, usei 3 Leites dos Lacticínios do Paiva [dá um total de 125 gr.]
| 3 colheres [de sopa] de Coco ralado
| 150 gr. de Farinha de Trigo
| 1 colher [de sobremesa] de Fermento em Pó
Preparação:
Bate-se bem os ovos e o açúcar.
Adiciona-se o queijo fresco esmagado com um garfo, o óleo de girassol e o coco.
Mistura-se.
Por fim junta-se a farinha e o fermento, envolvendo sem bater.
Transfere-se a massa para uma forma untada e polvilhada.
Leva-se a forno pré aquecido a 200º durante uns 20 minutos, ou o tempo suficiente para, ao fazer o teste do palito, este sair seco.
Não se deve deixar cozinhar em demasia para não secar, é um bolo que fica bem bastante húmido.
Um bolo feito num fim de semana de preguiça, em que o nosso Bartolomeu Júnior adormeceu em frente à lareira bem ao lado de uma das bonecas da dona pequenina 🙂
Tão fofo! <3
Fotos: Panasonic Lumix DMC-TZ70EG-K
Bárbara Clara Brito
Janeiro 26, 2017Olá, Luísa
Adorei a receita. Levo comigo.
Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/01/pudim-de-vodka-de-limao.html
Sara
Janeiro 27, 2017Desculpe a intromissão Luisa, mas como consegue dar conta de toda a limpeza e organização da roupa de quatro pessoas e da sua casa, que parece enorme, apenas num dia e descansar no domingo? Eu tenho apenas um filho bebé, o meu marido claro, uma casa pequenina e passo o fim de semana inteirinho de volta da casa e estou bem longe de a manter limpa e arrumada. Desculpe mas pode partilhar como se organiza? Muito obrigada. Sigo todos os dias o seu blog um beijinho.
Luísa Alexandra
Janeiro 29, 2017Sara, passo o sábado inteiro em limpezas, e os meus filhos já são crescidos, por isso não precisam de constante atenção como um bébé, logo nisso já é um despacho muito maior. Quando os meus filhos eram pequenos nunca conseguia fazer em casa o que agora faço porque absorviam muito mais de mim do que agora que tem já independência. Depois tive o cuidado de deixar a casa o mais pratica possível em limpeza, tem armários para tudo e mais alguma coisa, o que facilita imenso a arrumação e organização, o chão é amplo e muito fácil de limpar, tal como as casas de banho. Só o tempo que eu estava a limpar as calhas do polivan da minha casa de banho antiga agora consigo limpar duas casas de banho nesta casa pois escolhi materiais e opções o mais simples e fáceis possíveis de limpar, acho isso muito importante. O que me demora mais ainda é os vidros, pois são janelas enormes e muitas janelas, mas sempre que preciso tenho uma senhora que me vem ajudar fazendo a limpeza do exterior da casa, ou seja a parte de varandas, jardim, garagem e vidros exteriores ela trata enquanto eu faço a limpeza do interior.
Sara
Janeiro 29, 2017Agradeço imenso a sua resposta, a qual se nota que foi redigida cuidadosamente e com carinho. De facto o meu bebé de 11 mesinhos ocupa grande parte do meu tempo. Eu adoro ter a casa arrumada e organizada e confesso que sou um pouco obsecada com isso, eu bem que me tento orientar para a manter mas ultimamente tem sido uma batalha perdida. E depois é do género ou estou com o meu filho ou ando em arrumações e limpezas!! Enfim vida de mãe 😄 Mais uma vez obrigada pela resposta à minha questão. Um grande beijinho.
Luísa Alexandra
Janeiro 30, 2017Sara, temos maneiras de ser semelhantes, eu também partilho dessas obsessões 🙂
Se achas que não consegues fazer tudo sozinha, o que é perfeitamente compreensível com crianças pequenas porque como te disse quando os meus filhos eram pequenos a minha rotina era diferente, o que deves fazer é arranjar ajuda para as tarefas de casa. Por exemplo para engomar ou para a limpeza a fundo das casa de banho e da cozinha, que são divisões que precisam sempre de mais atenção. Existem pessoas que fazem esses serviços à hora, não tens compromisso de ter uma pessoa em casa todas as semanas ou de x em x tempo e apenas vem quando necessitas, eu quando preciso recorro a uma pessoa que trabalha assim porque nem sempre conseguimos fazer o que queremos.
Sara
Fevereiro 1, 2017É uma hipotese a considerar sim, porque nao temos de ser escravas da nossa casa! O tempo ke passamos em familia é o mais importante e depois os nossos filhos crescem tão depressa que até assusta! Gostei muito de falar consigo Luísa, um grande beijinho desta admiradora que visita o seu blog diariamente 😉 e admira em muito o seu trabalho.
Luísa Alexandra
Fevereiro 1, 2017Beijinho!
claudia
Novembro 12, 2017Fiz essa receita com menos açucara (85 g) e mais queijo (uns 180 ou 200g) ficou muito gostoso e fofo.
Super bom com um café.
Obrigada
Luísa Alexandra
Novembro 12, 2017Que bom que gostaram!