Lavagem de Edredons [ou edredões] • Lavandaria Self Service

Quarta-feira, Março 29, 2017

Esta época do ano é propícia às limpezas mais profundas.

Bem, na verdade eu não tenho época específica para fazer limpezas 🙂 sendo algo que me agrada bastante fazer em qualquer altura o faço, mas é verdade que o tempo mais quente e os dias mais solarengos trazem um encorajamento ou impulso que muitas vezes se torna necessário para as tarefas mais trabalhosas.

Visto que recentemente tirei os edredons [ou edredões, como lhes queiram chamar…] mais quentes das camas dos meus filhos, optei por os lavar agora antes de os arrumar. Isto porque depois quando voltar a usá-los já será no tempo mais frio, e não estará assim este tempo tão bom para secar roupa mais pesada. Tudo o que seja mais fácil de secar prefiro lavar antes de colocar na cama, mas a roupa de cama mais pesada e difícil de secar é lavada quando está calor.

A minha máquina de lavar, uma Hotpoint Aqualtis de 9 quilos, não tem capacidade para lavar estes edredons tão grandes, por isso vou lavá-los a uma lavandaria self service.

Na altura em que mudámos para esta casa toda a roupa de grande porte, como edredons, mantas, almofadas, tapetes e todo o tipo de roupa que se lava esporadicamente optei por levar à lavandaria pois tornava-se mais prático do que lavar em casa, sendo que a maioria nem sequer cabia na minha máquina de lavar.

Que eu saiba cá em Fátima existem três lavandarias self service deste género.

A que hoje vos mostro foi a primeira vez que lá fui, até costumo ir a outra que fica mais perto aqui de casa mas como cá por Fátima a maior parte das ruas estão a ser alvo de melhoramentos, a estrada de acesso à lavandaria onde vou, perto do Mercado de Fátima, estava cortada ao trânsito pois andavam a alcatroar e tive que ir a outra lavandaria.

Os preços rondam o mesmo valor em qualquer uma delas, creio que é tudo praticamente igual, na outra lavandaria onde costumo ir tem é uma máquina de lavar com capacidade para 20 quilos, e creio que nesta as maiores são de 15 quilos, foi o que me pareceu mas não estou bem certa…

 

 

 

 

 

 

Para uma lavagem na máquina de grande volume, creio que é de 15 quilos, mas não tenho a certeza, paguei 6 euros pela lavagem.

Eu levo sempre o meu próprio detergente e amaciador, mas nestas lavandarias há a possibilidade de comprar à dose.

 

 

 

Depois para a máquina de secar paguei 1,20€.

Tem a duração de 10 minutos, depois se necessário deixa-se por mais tempo a secar, sendo que cada período de 10 minutos tem esse valor.

Eu fiz apenas um ciclo de secagem, pois tencionada colocar a secar ao ar livre e assim retirou apenas a maior parte da humidade.

 

 

 

 

Depois coloquei no meu estendal cá de casa para terminar de secar.

Gosto sempre de o deixar depois mais uns dias, praticamente uma semana, já dobrado e pronto a arrumar mas coloco-o em cima de uma cama o quarto das visitas e assim eu tenho a certeza que seca mesmo bem antes de o arrumar.

Este tipo de roupa tem muita tendência a manchar se não ficar completamente seca.

 

 

Os edredons cá de casa são lavados uma vez por ano, estes mais pesados. Os que consigo lavar na minha máquina de lavar de 9 quilos lavo com mais frequência, mas estes que só uso mesmo no Inverno com bastante frio lavo-os apenas uma vez por ano, e já há algum tempo que optei pelas lavandarias self service onde consigo um excelente resultado e a preços bastante mais acessíveis do que numa lavandaria de limpeza a seco.

Obviamente que nem todo o tipo de edredons pode ser lavado, a maior parte sim, mas aqueles mais decorativos e cheios de pormenores é que se torna mais complicado, sendo mais seguro evidentemente fazer limpeza a seco.

Mas tudo o que eu possa colocar a lavar normalmente, com água e detergente, é o que faço.

E vocês, como fazem a lavagem dos vossos edredons?

 

Print Friendly, PDF & Email
29 Responses
  • Cris
    Março 29, 2017

    Olá, Luísa!
    Também quero um estendal assim!!!
    Cris

    • Cris
      Março 29, 2017

      Também faço assim!
      Edredons todos para a lavandaria (self-service)!

    • Luísa Alexandra
      Março 29, 2017

      É o máximo, e excelente para peças mais pesadas porque é em ferro.

      • Cris
        Março 29, 2017

        Mandou fazer, Luísa?

      • Luísa Alexandra
        Março 29, 2017

        Mandei fazer à medida numa serralharia cá de Fátima.

  • Anabela Lopes Ribeiro
    Março 29, 2017

    Eu normalmente levo para limpar a seco – aqui só à pouco tempo abriu uma lavandaria self-service…
    Já não tem o outro estendal? Tinha vontade de comprar um, mas tenho receio que não aguente coisas pesadas e como aqui a minha zona é muito ventosa também não ajuda.
    Este da foto mandou fazer por medida?
    Beijinhos e obrigada pelas suas partilhas 🙂

    • Luísa Alexandra
      Março 29, 2017

      Anabela tenho o outro estendal sim, mas para este tipo de edredon pesado não dá.

  • Carla Isabel Mendes
    Março 29, 2017

    Até estou desorientada com esse estendal º.0 uauuu

    • Luísa Alexandra
      Março 29, 2017

      É o máximo, mandei fazer com rodas para conseguir levá-lo para onde quero. É muito pesado, pois é em ferro, mas assim consigo colocá-lo ou no jardim quando o tempo está bom ou então na zona da churrasqueira que sendo coberta é boa para quando chove.

      • Filipa
        Março 30, 2017

        Luisa, Faça um post sobre esse estendal, sff! É um máximo!

        Beijinhos

  • Maria Batista
    Março 29, 2017

    Olá Luisa

    Eu para lavar edredons e alguns cobertores que ainda uso, vou sempre a estas lavandarias, até porque vivo num andar e não dá muito para secar este tipo de roupa e assim vem já praticamente seca

  • Teresa C.
    Março 29, 2017

    Olá Luísa,
    Eu lavo o meu edredon em casa.
    A máquina tem capacidade até 7 Kg e o edredon tem 2,20 x 2,40 e é de penas.
    Lavo na temperatura Máx. da etiqueta e, uso detergente, mas NÂO USO amaciador (quando fiz um pequeno Seminário sobre arrumação, na loja Ikea, eles diziam para não se usar amaciador na lavagem dos edredons de penas, pois não é aconselhável).
    Na lavagem, só uso detergente e coloco umas bolas de ténis (ponho 3, que são as que tenho) dentro do tambor para ajudarem a soltar as penas.
    Na Ikea, aconselhavam a usar as bolas de ténis quando o edredon vai para a máquina de secar; como só tenho máquina de lavar fiz assim e, disseram que não havia problema.
    Quando acaba, seco no estendal durante dois dias bastante quentes, depois dobro e enfio naqueles sacos que fecham a vácuo, para poupar espaço e, aí ficam até ao Inverno seguinte.
    Para lavagem de blusões de penas faço o mesmo, meto na máquina, com detergente, e bolas de ténis, depois tiro e penduro num cabide até secarem.
    Desculpa o post ser longo, mas pode ajudar…
    Bjs,
    Teresa C.

    • Luísa Alexandra
      Março 30, 2017

      Teresa, agradeço imenso as dicas. É com a partilha de informação que se aprende. Ao escrever os posts gosto de relatar a maneira como eu faço, mas fico muito feliz quando recebo assim comentários com mais dicas e que complementam o assunto.
      Acerca das bolas, eu sigo vários blogs americanos, e por lá é usual a utilização das bolas de lavagem que se colocam tanto na máquina de lavar roupa, para ajudar a retirar a eletricidade estática das roupas e para que a roupa fique mais bem lavada, como na máquina de secar para que as toalhas e todo o tipo de roupa fique mais fofo e seque mais depressa. Em alternativa indicam que se pode usar uma bola feita com papel de alumínio. Esse truque do alumínio e das bolas de ténis vou experimentar! Beijinhos.

      • Teresa C.
        Março 31, 2017

        Olá Luísa,
        É verdade, com este tipo de posts, aprendemos sempre alguma coisa umas com as outras.
        Em relação a truques com a máquina de secar, usar uma bola de papel de alumínio, ou uma toalha seca… não sei, não posso falar, pois não tenho e portanto nunca fiz a experiência.
        Mas com as bolas de ténis, recomendo, tanto nos edredons, como nos blusões de penas, que foi o que já experimentei.
        Diz depois o que achaste da experiência.
        Bom fds,
        Bjs,
        Teresa C.

  • Maria Lidia
    Março 30, 2017

    Bom dia. Li com atenção e a verdade que fico admirada com os preços da self pois tenho uma lavandaria normal e cobro por a maioria dos edredão de casal 10€. Vai lavadinho, passadinho, dobradinho e dentro de um plástico. O dia que o retiram do plástico o cheirinho do amaciador ainda persiste assim seja passado meio ano. Claro que eu estou em Gaia e desconheço os preços por ai. Agora vocês façam contas e o trabalho que tem e se lhes vale a pena. Sobre o ” lavar a seco” poucos são os edredons que se lavam a seco já que as lavandarias ” normais” temos maquinas a água com programas especiais para edredons especiais e é muito mais higiênico..
    Sabem uma coisa? Ao meu lado nem a 10 m abriu uma SEF e ao fim de 3 meses a minha clientela aumentou a olhos vistos porquê será? De verdade não sei, ainda que imagino.
    Um conselho que lhes posso dar com respeito a aguardar roupa para lavar só quando utilizamos, não é muito bom pois por vezes há nódoas que aderem aós tecidos e logo é mais difícil para sair, algumas até podem nem sair.

    • Luísa Alexandra
      Março 30, 2017

      Maria, não foi minha intenção denegrir a imagem das lavandarias “normais” 🙂
      Eu falei de acordo com a experiência que tenho cá em Fátima, onde moro. Para me fazerem a limpeza deste edredon que mostro nas imagens [que nem é o maior que tenho, mas é um dos que é lavado mais vezes], uma lavandaria leva entre 15 a 20 euros. O edredon não é de passar a ferro pois é apenas de aquecimento. Se for um edredon “decorativo” fica ainda mais caro. Não me compensa, de modo nenhum, esse tipo de limpeza pois vou pagar tanto por mandar lavar três edredons como pagaria por um novo, mais vale comprar um edredon todos os anos 🙂 Aqui por Fátima abriu há uns anos uma lavandaria self service, de momento já temos três pois é realmente um serviço muito requisitado e olha que tem sempre imensos clientes, principalmente ao fim de semana. Eu tenho a facilidade de lá ir durante a semana, num horário normal de trabalho, pelo que encontro sempre máquinas disponíveis, mas aos fins de semana é mesmo muito concorrido e conheço pessoas que colocam toda a sua roupa da semana a lavar nestas lavandarias pois compensa. Claro que nem em todos os casos isso acontece, por exemplo aqui em casa era impensável eu não ter máquina de lavar roupa pois lavo imensa roupa, mas em casos de pessoas que moram sozinhas ou que é apenas a roupa de duas pessoas para lavar acaba por ser um caso a pensar…

      • Lidia
        Março 30, 2017

        Ola Luisa e companhia, muito bom dia.
        Não pense que levei a mal ou quis ofender, nunca, essa não foi a intenção… Só que estão abrindo muita lavandarias self e as pessoas que não sabem deterioram as suas roupas. À pouco tempo veio uma sra com um Edredom de lã virgem e damasco todo encolhido se podia remediar o problema. Lamentávelmente nesses casos nada se pode fazer, esses edredons nunca se podem lavar aguas quentes nem secagem na maquina e muito cuidado com a centrifugação, e ai está o exemplo dos programas especiais em água, só que (não é meu caso) as lavandarias abusam nos preços desses Edredons algumas sei que pedem até 60€
        Fico de verdade admirada com os preços tão altos que me conta ai em Fátima. É certo que só se passam os edredons decorativos, incluso alguns bens chatos.
        Sobre as bolas de tênis, tbem é verdade, de alumínio não conhecia mas penso que devem amassar se todas. O amaceador é relativo quem quiser pôr o pode fazer em pouca quantidade o único que jamais deve utilizar nas penas é lexívias pois ao secar ficam auréolas…
        Qualquer dica estou às ordens….

  • Cristina teixeira
    Abril 4, 2017

    Boa tarde Luisa, por acaso também aderi á lavandaria self service mas aqui em Alverca já tem incluído o detergente e amaciador, não são como os nossos mas fica tudo bem lavado. Mas o que adorei foi o teu estendal portátil e que na há em hipermercados nenhum á venda de certeza !! Essa cabecilha tem sempre ideias ótimas parabéns !! Adoro ser tua seguidora !!! Continua
    Um abraço grande !

    • Luísa Alexandra
      Abril 4, 2017

      Eu vou mostrar o estendal mais em pormenor. Depois basta ires a uma serralharia e pedires um igual 😉

  • Francisco Soares
    Janeiro 17, 2018

    Boa noite Luisa, qual é a rua da lavandaria que costumas ir?Eu sei que há 3 lavandarias em Fatima, mas não sei qual delas é que você vai, é da “AquaPratica” que tu vais e já agora também é preciso detergente?
    Obg e um beijinho!!😊

    • Luísa Alexandra
      Janeiro 18, 2018

      Esta que mostrei fica na Estrada de Leiria, mesmo ao lado do antigo Ulmar [que acho que agora é um SPAR].

  • Aida Peixoto
    Agosto 12, 2018

    Boa tarde, tenho dois edredons de penas e queria lava-los numa maquina self. Sera que existe uma maquina especifica para lavagem edredon penas, ou lavo nas normais. Vivo em Sra. da Hora (Matosinhos).
    Obg

  • Orlando Silva
    Janeiro 22, 2020

    ola boa noite gostava de saber preço do estendal

Leave a Reply

Discover more from Luísa Alexandra

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading