Tento sempre tirar o melhor partido das máquinas que tenho cá por casa.
A minha panela Olla GM ainda é uma novidade para mim, tenho-a desde finais do ano passado e vou aos poucos conhecendo-a melhor, cozinhando mais com ela e percebendo quais são as refeições em que me pode ajudar.
Os fins de semana são passados maioritariamente cá por casa, é quando tenho mais disponibilidade para organizar tudo, desde a limpeza da casa aos pormenores da cozinha, é quando dou a volta ao frigorífico, congelador e despensa para ver os produtos que precisam ser usados e o que falta para depois organizar as compras.
Enquanto organizava o congelador achei por bem usar um bom pedaço de carne de vitela picada que tinha congelada. Certamente tinha mais de um quilo e meio, por isso iria conseguir preparar mais que uma refeição com ela, mas estando congelada tinha que ser cozinhada toda de uma vez.
Visto que estava com tempo optei por cozinhar a carne picada [ainda congelada] na função slow cooker [cozedura lenta] da minha panela Olla GM.
Explico abaixo como o fiz 🙂
Com esta carne preparei o empadão de puré de batata e ainda outra refeição que mostrarei num próximo post.
Para quem gostar de cozinhar em quantidades e depois ter a comida pronta a comer no frigorífico esta torna-se uma excelente sugestão.
Também poderá ser congelada, mas tendo o cuidado de o fazer apenas se usarem carne picada fresca [no meu caso usei congelada e por isso já não deve voltar a ser congelada, mesmo estando cozinhada.].
O modo de preparação que refiro é adaptável a qualquer tipo de panela do género. Todas elas funcionam de modo muito semelhante, se tiverem este tipo de panela automática é uma questão de ajustarem ao vosso modelo.
Ingredientes:
| Carne picada, usei à volta de 1,5 kg.
| 1 Cebola
| 2 dentes de Alho
| Azeite
| Tomate em pedaços, usei uma lata das pequenas
| Massa de Pimentão, 1 colher de sopa
| 1 caldo Knorr de Alho, Louro e Pimentão
| Açafrão das Índias, coloquei 1 colher de sobremesa
| Pimentão Doce em Pó, coloquei 1 colher de sobremesa
| Orégãos, coloquei 1 colher de sobremesa
| Vinho Branco [usei 50 ml.]
| Batatas para puré
| Flor de Sal
| Margarina
| Leite [se necessário]
| Bacon
Preparação:
Na cuba da panela coloca-se a carne picada, como referi acima usei ainda congelada:
Tempera-se a gosto, usei uma cebola picada, dois dentes de alho picados, tomate em lata, um caldo knorr, açafrão das Índias, pimentão doce em pó, massa de pimentão, orégãos, um pouco de azeite e um pouco de vinho branco.
Mistura-se tudo.
Tapa-se a panela e escolhe-se a função slow cooker [cozedura lenta], durante 200 minutos.
Enquanto a carne cozinhava lentamente, durante mais de 3 horas, fiz as minhas limpezas em casa, juntado assim o útil ao agradável. É uma boa maneira de rentabilizar o tempo e ir cozinhando o jantar sem pressas enquanto se trata de outros afazeres domésticos.
Passado esse tempo o resultado era este:
Achei que estava com muito molho para o pretendido, por isso programei a máquina durante 20 minutos numa temperatura mais alta [140º], e não coloquei a tampa, para que o molho evaporasse e a carne ficasse mais apurada.
Pode ver-se no pirex ao lado da panela que ficou depois bastante mais apurada, mais a meu gosto 🙂
Retirei depois a carne da cuba e, sem a lavar, juntei um litro de água e à volta de 1 quilo de batatas descascadas e cortadas em cubos.
Temperei com flor de sal e programei 20 minutos na função panela de pressão, tendo o cuidado de deixar o pipo aberto para o vapor sair:
No final desse tempo deixei repousar durante mais uns 30 minutos [ainda era cedo…] mas as batatas estavam perfeitamente cozinhadas:
Na altura de preparar então tudo retirei as batatas, escorri-as e reduzi a puré com um utensílio que já vos mostrei AQUI.
Na cuba juntei uma colher de sopa de margarina e fui esmagando as batatas:
Temperei com pimenta e mais um pouco de flor de sal e ainda um pouco de leite até obter a consistência desejada.
Depois coloquei o puré de batata por cima da carne picada [usei metade da quantidade que cozinhei inicialmente, a restante quantidade guardei numa caixa da Tupperware no frigorífico para outra refeição]:
Por cima coloquei um pouco de bacon em tiras e levei ao forno com resistência de cima e de baixo durante uns 15 minutos, ou até ficar dourado a gosto.
Ficou mesmo muito bom e com facilidade e sujando pouca loiça consegui preparar esta e ainda outra refeição.
Mary
Fevereiro 26, 2018O que de melhor tem estas panelas é que a carne fica bem macia e muito gostosa,..
Que rico empadão!
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira/
sao33
Fevereiro 26, 2018Eu e o meu filho adoramos empadão, esse ficou uma maravilha.
Boa semana
Luisa Ramos
Dezembro 20, 2018Ola Luisa,
Já sou sua seguidora do canal, comprei recentemente uma Olla- Newcook de 6 tl, estou agora a prender a cozinhar com ela, as suas dicas estão a ajudar-me imenso, mas tenho uma duvida quanto à limpeza da olla, especialmente da tampa, tem que retirar todas as vezes a sobretampa, onde tem o aro de silicone para lavar? Ou pode-se lavar toda inteira? E se estragar os vedantes onde se arranja? Pode ajudar-me nestas duvidas?
Agradeço, uma grande abraço.
Luísa Alexandra
Dezembro 22, 2018Olá! Eu separo tudo para lavar com facilidade. Visto que o vapor entranha mesmo dentro da tampa gosto de a desmanchar