Como Limpar e Acender a Lareira? [Vídeo]

Sexta-feira, Novembro 9, 2018

 

Seguindo o tema do vídeo anterior, em que mostrei como arrumamos a lenha cá por casa, agora mostro como limpo e acendo a lareira 🙂

Não é uma tarefa que goste, para ser muito sincera, mas é daquelas coisas que tem que ser feita e depois o resultado final compensa! Mas confesso que não é uma tarefa que eu aprecie fazer 🙂 🙂 🙂

A nossa lareira cá de casa é bastante usada, foi exactamente para isso que foi aqui colocada, e nos meses de Outono e Inverno praticamente todos os dias funciona. Não é propriamente uma necessidade, pois a casa tem o sistema de aquecimento por piso radiante, mas é o conforto que dá, a companhia que proporciona, aquele ambiente que só mesmo uma lareira com o lume a crepitar consegue dar a uma casa 😉

Contem-me tudo, o que fazem diferente, se são esquisitos como eu e a limpam diariamente ou se deixam passar mais tempo 😉

 

Print Friendly, PDF & Email
18 Responses
  • Margarida de Sousa
    Novembro 9, 2018

    Olá Luísa Alexandra,

    Como já disse, não uso muito a lareira. Mas quando uso, faço a sua limpeza logo no mesmo dia ou no dia seguinte. Também não é tarefa que aprecie mas gosto de ver tudo limpinho e organizadinho!

    Beijinhos
    Margarida

    https://minhacasadopatio.blogspot.com/

  • Ana Campos
    Novembro 9, 2018

    Olá Luisa 🙂
    eu faço exactamente como tu, desde a limpeza ao acender, mas não consigo limpar a lareira todos os dias, por falta de tempo!
    Continua a postar videos deste genero, gosto imenso.
    Beijinhos
    Ana

  • Ana Sofia
    Novembro 9, 2018

    Boa tarde,

    Esse vidro não se suja? Qual é o segredo? O meu, mal ateia a lenha e já está a ficar sujo…

    Obrigada

    Ana Sofia

    • Luísa Alexandra
      Novembro 9, 2018

      Ana, comecei o vídeo a limpá-lo! Claro que se suja!!!!!

      • Ana Sofia
        Novembro 16, 2018

        Mas o meu fica logo sujo a pontos de não se ver nada através dele 🙁

        • Luísa Alexandra
          Novembro 16, 2018

          Já me disseram que pode ter a ver com o tipo de lenha que se usa, não sei se realmente influencia….

  • Anabela Lopes Ribeiro
    Novembro 11, 2018

    Ola Luísa,
    Aqui em casa não tenho o hábito de limpar todos os dias, mas por indicação do vendedor utilizo por dentro apenas um produto próprio para lareiras.
    Para acender primeiro coloco um tronco grande atrás e à frente começo por colocar em baixo as pinhas, lenha miúda e lenha um pouco mais grossa. Só depois de tudo arranjado é que acendo e de seguida encosto a porta… Assim o fumo não sai para fora.
    No fim do vídeo referiu o aquecimento das águas e o piso radiante – fiquei com curiosidade pois percebi que é a lareira que os “aquece”? E quando não faz lume, como funciona?

    • Luísa Alexandra
      Novembro 12, 2018

      Anabela o sistema de aquecimento do piso é por bomba de calor. A lareira é um extra, a principal fonte é a bomba de calor.

  • Marisa
    Novembro 12, 2018

    Eu faço parecido, mas eu limpo com a cinza, água e jornal, a última passagem é com papel de cozinha e por vezes limpa-vidros, durante alguns anos usava desengordurante mas ao pesquisar na net aprendi a limpar com a cinza e nunca mais fiz de outro modo. Não limpo o vidro todos os dias mas dia sim dia não, a cinza normalmente tiro todos os dias. É como a Luísa diz cada um limpa como quer e gosta.

  • Marisa
    Novembro 12, 2018

    Ó Luísa gostei da dica do exaustor 😉 a primeira vez que coincidi acender o lume com o exaustor ligado na cozinha cinco minutos depois parecia que estava no meio de um incêndio, estava na cozinha e fui à sala e era só fumo… para além do exaustor outra fogueira também faz o mesmo efeito. Eu tenho lareira na cave e recuperador na sala no piso de cima, o ano passado fiz fogueira na cave e depois fiz na sala… resultado o mesmo fumo por todo o lado e eu a abrir as sacadas para sair o fumo e a chover muito na rua; isto aconteceu porque não fechei a porta das escadas para a cozinha nem a da cozinha para a sala, se fizer isso não há problema.

  • Ana Rita
    Janeiro 6, 2019

    Olá Luísa 😊
    Gostava de saber onde comprou o cesto da lenha. É que só encontro os que têm serapilheira por dentro. E esse com o balde plástico é muito mais higiénico e fácil de limpar.
    Beijinhos e obrigada

    • Luísa Alexandra
      Janeiro 7, 2019

      O cesto foi comprado na feira semanal de Ourém. Logo à entrada costuma estar um senhor que tem este tipo de cestos com o balde de plástico, são os meus preferidos pois além de serem mais fáceis de limpar o lixo nunca sai.

  • Nadia Silva
    Novembro 10, 2019

    Oi Luísa! Queria saber de quem você compra as lenhas para sua casa. Mudei recentemente pra uma moradia em Ourém e não consigo achar quem venda lenha ao metro. Você pode me ajudar? Beijinhos…

    • Luísa Alexandra
      Novembro 11, 2019

      Olá, bom dia! Nós compramos ao Palito, que é aí da zona de Ourém.

Leave a Reply

Discover more from Luísa Alexandra

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading