Seguindo o tema do vídeo anterior, em que mostrei como arrumamos a lenha cá por casa, agora mostro como limpo e acendo a lareira 🙂
Não é uma tarefa que goste, para ser muito sincera, mas é daquelas coisas que tem que ser feita e depois o resultado final compensa! Mas confesso que não é uma tarefa que eu aprecie fazer 🙂 🙂 🙂
A nossa lareira cá de casa é bastante usada, foi exactamente para isso que foi aqui colocada, e nos meses de Outono e Inverno praticamente todos os dias funciona. Não é propriamente uma necessidade, pois a casa tem o sistema de aquecimento por piso radiante, mas é o conforto que dá, a companhia que proporciona, aquele ambiente que só mesmo uma lareira com o lume a crepitar consegue dar a uma casa 😉
Contem-me tudo, o que fazem diferente, se são esquisitos como eu e a limpam diariamente ou se deixam passar mais tempo 😉
Margarida de Sousa
Novembro 9, 2018Olá Luísa Alexandra,
Como já disse, não uso muito a lareira. Mas quando uso, faço a sua limpeza logo no mesmo dia ou no dia seguinte. Também não é tarefa que aprecie mas gosto de ver tudo limpinho e organizadinho!
Beijinhos
Margarida
https://minhacasadopatio.blogspot.com/
Luísa Alexandra
Novembro 9, 2018São aquelas coisas que não se gosta mas tem que ser!!!!
Ana Campos
Novembro 9, 2018Olá Luisa 🙂
eu faço exactamente como tu, desde a limpeza ao acender, mas não consigo limpar a lareira todos os dias, por falta de tempo!
Continua a postar videos deste genero, gosto imenso.
Beijinhos
Ana
Luísa Alexandra
Novembro 9, 2018Beijinhos!
Ana Sofia
Novembro 9, 2018Boa tarde,
Esse vidro não se suja? Qual é o segredo? O meu, mal ateia a lenha e já está a ficar sujo…
Obrigada
Ana Sofia
Luísa Alexandra
Novembro 9, 2018Ana, comecei o vídeo a limpá-lo! Claro que se suja!!!!!
Ana Sofia
Novembro 16, 2018Mas o meu fica logo sujo a pontos de não se ver nada através dele 🙁
Luísa Alexandra
Novembro 16, 2018Já me disseram que pode ter a ver com o tipo de lenha que se usa, não sei se realmente influencia….
Anabela Lopes Ribeiro
Novembro 11, 2018Ola Luísa,
Aqui em casa não tenho o hábito de limpar todos os dias, mas por indicação do vendedor utilizo por dentro apenas um produto próprio para lareiras.
Para acender primeiro coloco um tronco grande atrás e à frente começo por colocar em baixo as pinhas, lenha miúda e lenha um pouco mais grossa. Só depois de tudo arranjado é que acendo e de seguida encosto a porta… Assim o fumo não sai para fora.
No fim do vídeo referiu o aquecimento das águas e o piso radiante – fiquei com curiosidade pois percebi que é a lareira que os “aquece”? E quando não faz lume, como funciona?
Luísa Alexandra
Novembro 12, 2018Anabela o sistema de aquecimento do piso é por bomba de calor. A lareira é um extra, a principal fonte é a bomba de calor.
Marisa
Novembro 12, 2018Eu faço parecido, mas eu limpo com a cinza, água e jornal, a última passagem é com papel de cozinha e por vezes limpa-vidros, durante alguns anos usava desengordurante mas ao pesquisar na net aprendi a limpar com a cinza e nunca mais fiz de outro modo. Não limpo o vidro todos os dias mas dia sim dia não, a cinza normalmente tiro todos os dias. É como a Luísa diz cada um limpa como quer e gosta.
Luísa Alexandra
Novembro 12, 2018Nem mais! Beijinho e obrigada!
Marisa
Novembro 12, 2018Ó Luísa gostei da dica do exaustor 😉 a primeira vez que coincidi acender o lume com o exaustor ligado na cozinha cinco minutos depois parecia que estava no meio de um incêndio, estava na cozinha e fui à sala e era só fumo… para além do exaustor outra fogueira também faz o mesmo efeito. Eu tenho lareira na cave e recuperador na sala no piso de cima, o ano passado fiz fogueira na cave e depois fiz na sala… resultado o mesmo fumo por todo o lado e eu a abrir as sacadas para sair o fumo e a chover muito na rua; isto aconteceu porque não fechei a porta das escadas para a cozinha nem a da cozinha para a sala, se fizer isso não há problema.
Luísa Alexandra
Novembro 12, 2018Sabes que estamos sempre a aprender!!!! Beijinho!
Ana Rita
Janeiro 6, 2019Olá Luísa 😊
Gostava de saber onde comprou o cesto da lenha. É que só encontro os que têm serapilheira por dentro. E esse com o balde plástico é muito mais higiénico e fácil de limpar.
Beijinhos e obrigada
Luísa Alexandra
Janeiro 7, 2019O cesto foi comprado na feira semanal de Ourém. Logo à entrada costuma estar um senhor que tem este tipo de cestos com o balde de plástico, são os meus preferidos pois além de serem mais fáceis de limpar o lixo nunca sai.
Nadia Silva
Novembro 10, 2019Oi Luísa! Queria saber de quem você compra as lenhas para sua casa. Mudei recentemente pra uma moradia em Ourém e não consigo achar quem venda lenha ao metro. Você pode me ajudar? Beijinhos…
Luísa Alexandra
Novembro 11, 2019Olá, bom dia! Nós compramos ao Palito, que é aí da zona de Ourém.