Recebi imensas ameixas, umas vindas do quintal dos meus Avós, outras de amigos dos meus Pais que vão distribuindo a colheita que este ano abunda.
Depois de andar quase uma semana a comer ameixas depois do almoço, ao lanche e depois do jantar e mesmo assim ainda ter imensas, decidi fazer um doce com as mais maduras, de modo a aproveitar ao máximo este fruto que tanto gosto.
O que vos mostro foi o primeiro doce que fiz, com uma variedade de ameixa cujo nome não sei, mas que é bourdeaux por fora e esverdeada por dentro. Não são muito doces e tem um formato oval. Parecem abrunhos mas são bem maiores.
Juntei ainda algumas de outra variedade, cujo nome também desconheço.
Adicionei um pouco de cardamomo, que adoro em doces, e também anis, que dá um aroma muito bom.
Ingredientes:
| 800 gr. de Ameixas descascadas e sem caroço
| 300 gr. de Açúcar [geralmente é metade do peso da fruta, eu coloco sempre um pouco menos]
| 1 colher [de sobremesa] de Cardamomo
| 1 colher [de sobremesa] de Anis
Preparação:
Descasca-se e retira-se o caroço às ameixas, nesta variedade é muito fácil: basta cortar ao meio, abrir e retirar o caroço. Se estiverem bem maduras sai com muita facilidade.
Coloca-se as ameixas no copo da Bimby, junta-se o açúcar, o cardamomo e o anis.
Programa-se 30 min., vel. 1, temp. 100º.
No meu caso precisei de programar mais 15 min., vel. 1, temp. varoma. Coloquei o cesto por cima para não salpicar e apurar bem o doce.
O tempo de cozedura depende muito da fruta utilizada.
Optei por não triturar a fruta, cozinhei inteira e, ao amolecer, foi-se desfazendo naturalmente deixando ainda uns pedaços maiores, que aprecio imenso nos doces.
Quem preferir tudo bem triturado poderá dar uns toques de turbo e triturar a fruta antes de iniciar a cozedura.
O doce ficou com uma cor muito bonita e um aroma delicioso.
Tixa
Agosto 22, 2011Está com uma cor lindíssima!
Beijinhos
Conceição Pimentel e Elizabete Pimentel
Agosto 22, 2011Ficou com um aspecto excelente. Eu nunca provei doce de ameixa, mas deve ser muito bom e como dizia um amigo nosso : o que é doce nunca amarga.
bjs
isa
Agosto 22, 2011Que cor linda!
Deve ser mt gostoso.
Beijo.
isa.
paula MARIANA
Agosto 22, 2011Está com um ar e cor deliciosos Luísa, adoro doce de ameixa,
beijinhos e tem uma optima semana!!
M.
Agosto 22, 2011Hummmmmm, tantas ameixas, que sortuda!!! O doce ficou maravilhoso!
Beijinhos, boa semana!
Madalena
Cidália
Agosto 22, 2011Luísa, eu própria tambem já aproveitei imensas ameixas, fiz doce e fz uma tarte que publiqueihoje no blog.
Eu não tirei a pele da ameixa, lavei e foi mesmo assim.
O teu doce ficou excelente.
Beijinhos
Zezinha
Agosto 22, 2011Eu tenho dessas ameixas no meu quintal. São ótimas e já há alguns anos que faço doce com elas, mas não costumo pôr o cardomono e o anis. Para o próximo ano vou experimentar. beijinhos
Sofia.Lopez
Agosto 22, 2011Essas ameixas devem ser muito boas, parecem mesmo abrunhos!
O doce ficou com uma cor e textura linda! Tenho de experimentar o cardamomo… 🙂
couvesdebruxelas
Agosto 22, 2011Que delícia de doce. Optímo para evitar o desperdício! Por acaso nunca provei doce de ameixa mas parece-me muitoo bem!
Podes informar-me aonde se vende o cardamomo? Reparei que utilizas em imensas receitas de doces ou bolos mas nunca vi à venda.
Bjinhos
Carla
Luísa Alexandra
Agosto 22, 2011Obrigado.
Os doces são sempre óptimas e rápidas maneiras de se aproveitar a fruta madura e resultam com praticamente todo o tipo de fruta.
Carla [couves], as ervanárias comercializam cardamomo. Se precisares também te posso enviar por correios pois tenho os produtos da Sonnentor para envio.
Beijinho.
Ginja
Agosto 22, 2011está com óptimo aspecto a tua compota! Recentemente também experimentei fazer uma compota de ameixa e noutra introduzi o cardamomo e adorei.
Um beijinho.
Luísa Alexandra
Agosto 22, 2011Cidália, tirei a pele das ameixas pois são uma variedade cuja pele é mais espessa e pode amargar. Existem outros tipos de ameixas, provavelmente as que utilizaste, de casca mole e que coze muito facilmente, mas não é o caso destas, por isso mais vale tirar para não se correr o risco.
Romy
Agosto 22, 2011Realmente esse doce ficou com uma cor linda.
Bjokas
3bruxinhas
Agosto 22, 2011Que belo doce!!!
Eu costumo fazer doce de ameixa como a que tu utilizaste (a roxa comprida) mas com casca. O doce fica com uma cor muito vermelhinha;)
Espreita aqui
http://obolinhodesabado.blogspot.com/search/label/Doces%20e%20Compotas
couvesdebruxelas
Agosto 22, 2011Obrigada Luísa, tenho ao pé de mim algumas ervanárias, vou tentar encontrar.
Obrigada pela resposta.
Bjinhos
Carla
entrefraldasepanelas
Agosto 22, 2011As ameixas estão mesmo para ficar e esta compota ficou com uma cor mesmo a pedir uma fatia de pão.
Duxa
Agosto 22, 2011Que vistoso o teu doce, apetece mesmo chegar aí e trazer um potinho;)
Gostei muito da tua sugestão cardamomo/anis, não me esqueço e experimentarei no próximo que fizer.
Quando vi as tuas ameixas, achei logo que se tratavam de abrunhos…ai gosto tanto, sou perdida de amores por essas frutas, o pior mesmo são as dores de barriga de tanto comer:)))
Um beijinho.
Luísa Alexandra
Agosto 22, 2011Obrigado!
Duxa, não sou especialista, mas creio que os abrunhos são mais pequenos e mais doces, o sabor é diferente destas ameixas. Pelo menos os que eu conheço não bem mais pequeninos. Sempre conheci esta variedade como sendo de ameixa, mas também não tenho a certeza.
Anónimo
Agosto 22, 2011Venho cá espreitar muitas vezes sem comentar… este doce está com um aspecto delicioso!!!
Conheço essas ameixas, as minhas preferidas e por cá (zona norte – minho) costumamos chamar-lhe "ameixa de aparta-caroço" (o caroço sai muito facilmente). 🙂
Luísa Alexandra
Agosto 22, 2011Obrigado Anónimo[a] pelo comentário.
Para a próxima se quiser assinar o nome será mais fácil de agradecer!
O caroço sai mesmo muito facilmente.
Cozinha Tricolor
Agosto 22, 2011Docinho caseiro, quem resiste. Bem aromatizado com cardamomo e anis…deve ter ficado uma delícia.
Emilia
Agosto 22, 2011Quanta ameixa!!!
O doce ficou com uma cor linda mesmo, pena que a gente nao pode sentir o aroma…
Beijinhos
Marinex
Agosto 22, 2011Que cor linda… na minha terra esta ameixa chama-se "colhão de galo", não sei se é o verdadeiro nome, ou se terá outro, mas aqui chamamos-lhe assim… tem um nome engraçado!!
diz-me uma coisa, o doce fica acido? a minha experiencia com compotas de ameixa é terrivel, ficam sempre super acidos, depois terminam em recheios de bolo de chocolate, para que o doce corte o acido… beijinhosss
Anónimo
Julho 14, 2014Na minha terra (zona de Castelo Branco) também têm esse nome! Se calhar aquelas ameixas são mesmo conhecidas pelo país fora assim!
Anónimo
Agosto 22, 2011ola ja ha bastante tempo que sigo o teu blog, sem no entanto nunca comentar, hoje nao resisti na minha terra( zona oeste)essa ameixa é conhecida por "tomate de carneiro" pela sua forma
Barida
Agosto 23, 2011belo docinho, o cardamomo deve dar um toque mesmo especial. Um beijinho 🙂
Luísa Alexandra
Agosto 23, 2011Obrigado uma vez mais.
Peço novamente aos anónimos[as] o favor de assinar as mensagens, não custa deixar um nome pelo menos para eu saber a quem agradecer.
Marinex, grande nome, hein?????
Se leres os comentários acima verás o que dá a acidez ao doce. Certos tipos de ameixa têm a pele mais dura e que dá um travo ácido aos doces. Tirando a pele, apesar de dar mais trabalho, garante que o doce fica sempre bem docinho. mas eu também já fiz doce de ameixa com casca e ficou bom, depende mesmo da qualidade das ameixas. No caso destas eu tirei a pele. O que tu fizeste foi com ou sem pele?
Marinex
Agosto 23, 2011já fiz com ambas e acho sempre acido… até pode ser do tipo de ameixa…não sei… mas também nao se estraga, tudo se transforma na cozinha ehehehe